PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (472 palavras)

PROJETO BOMBEIRO NA MATERNIDADE É REALIZADO EM MAFRA

Em parceria com a Maternidade Dona Catarina Kuss de Mafra, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Mafra, por meio da Agência de Integração de Serviços Auxiliares (AISA), retomou no dia 14, sexta-feira, o Projeto de ação preventiva social denominado "Bombeiro na Maternidade". 



O nascimento de um filho ou filha é um momento ímpar na vida das pessoas, acompanhado de muitas emoções e alegrias. Ao mesmo tempo, surgem as preocupações voltadas para o bem estar e segurança dos recém nascidos, trazendo algumas vezes preocupações e insegurança com relação a resolução de certos problemas envolvendo emergências com crianças.

Desta forma, a parceria entre as instituições envolvidas são vitais para que ainda dentro do ambiente da maternidade, pais, mães e responsáveis recebam informações valiosas sobre prevenções e ações reativas frente a uma ocorrência de engasgamento envolvendo lactentes (bebês) com objetivo de mitigar as ocorrências envolvendo crianças em todo Brasil. 



Estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estimam que 15 bebês morreram engasgados por dia, durante o ano de 2022. Já um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde – SUS, mostrou que entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificados em crianças de 0-9 anos de idade, no Brasil, foi de 2.148 óbitos. Do total de mortes, 72% foram bebês menores de 1 ano, e 21,6% crianças de 1 a 4 anos. O local onde ocorreram os engasgos que levaram a morte dos bebês são variados, mas em 35,98% dos casos foi no domicílio da família, e em 4,14% em outros locais.

A ocorrência de mortes por engasgo com alimentos, como ocorreu no caso da bebê de Petrópolis — que se engasgou com uma maçã, é uma das ocorrências predominantes (84,6%), sendo 78% em bebês menores de 1 ano. (fonte: https://revistavisaohospitalar.com.br/15-bebes-morreram-engasgados-por-dia-segundo-a-sociedade-brasileira-de-pediatria/).



As palestras serão realizadas por bombeiros militares e bombeiros comunitários, três vezes por semana, segunda, quarta e sextas-feiras, nas dependências da maternidade, onde as pessoas serão capacitadas para prevenir engasgamento, adotar os procedimentos de primeiros socorros, previstos caso ocorra este tipo de incidente e também irão receber dicas de acionamento das equipes de emergências através do número 193.

Aprender hoje e prevenir sempre para garantir os momentos de alegria de amanhã.


Créditos:
Texto: sargento Odair Greffin e bombeiro comunitário Augustin
Imagens: Divulgação CBMSC/Mafra
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193