MAIS DE 250 CRIANÇAS DO ENSINO MUNICIPAL DE JOAÇABA IRÃO PARTICIPAR DO PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM ATÉ MAIO

O 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Joaçaba anunciou o lançamento do programa Bombeiro Mirim nas escolas municipais, marcando uma iniciativa pioneira no município.

Com início previsto já neste mês de abril e término em 16 de maio, o Programa será implementado em cinco unidades escolares. São elas: Centro Educacional Roberto Trompowski, EBM Mercedes Luiza do Nascimento, EBM Rotary Fritz Lucht, Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba e o Centro Educacional Frei Bruno. Duzentos e cinquenta e dois estudantes, divididos em turmas de 19 e 29 alunos, irão participar do programa.

O Programa Bombeiro Mirim tem como objetivo promover a conscientização e a educação preventiva com crianças, despertando nelas habilidades e mentalidade voltadas para a prevenção de acidentes e situações de emergência. As aulas são projetadas de maneira interativa e lúdica, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e a internalização de conceitos fundamentais de segurança.

Esta é a primeira vez que o programa Bombeiro Mirim é realizado no município de Joaçaba, o que tem gerado grande expectativa entre as crianças e a comunidade escolar. Através das atividades propostas no manual do aluno, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, fortalecendo assim sua capacidade de prevenção e resposta em situações de emergência.

Além disso, para o ano de 2024, está prevista a expansão do programa para outras cidades da região, incluindo Herval D'Oeste, Treze Tílias e Lacerdópolis, ampliando ainda mais o alcance e impacto dessa iniciativa educacional.

Aproveitando o ambiente escolar, o corpo docente também abrirá espaço para a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que durante as visitas ao quartel dos bombeiros fornecerá informações e orientações sobre a prevenção do mosquito da dengue. Este cuidado extra é especialmente relevante devido ao alto risco de proliferação do mosquito em todo o município e estado, destacando a importância da conscientização e ação preventiva em todas as esferas da sociedade.

Texto: 1º sargento Aloisio Kunerath Kunz
Imagens: Divulgação CBMSC/Joaçaba
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.