Primeira web-aula do Curso de Atendimento das Centrais de Emergência do CBMSC (CACE)

2804 CACE 1

O major Mateus Muniz Corradini, Subcomandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, esclareceu que o curso está sendo realizado pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar tendo sido iniciado no último dia 22 e disponibilizado aos alunos bombeiros militares de todo o estado. Destacou ainda que o Centro de Ensino Bombeiro Militar vem investindo em tecnologias EAD já a bastante tempo, realizando cursos e treinamentos por meio da plataforma moodle e que todo esse conhecimento e recursos favoreceu a realização desse curso hoje. Além disso, a modalidade a distância oferece muitas vantagens, sendo uma das principais o fato de os bombeiros militares não terem de se deslocar grandes distâncias para assistirem às aulas, podendo fazer isso de qualquer lugar, disponibilizando simplesmente de uma conexão com a internet e um aparelho como um smartphone ou computador.

A capitão Juliana Kretzer, responsável pela Coordenadoria das Centrais de Emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ressaltou que o CACE sempre foi realizado de forma presencial e que o desenvolvimento de novas tecnologias favoreceu a realização desse curso atualmente. Assim, o CACE está sendo realizado de forma inédita na modalidade a distância. Destacou ainda que são muitos desafios, porém com o comprometimento dos instrutores, alunos e todos que colaboraram para a realização desse curso a instrução será muito proveitosa e ao final, quem ganhará com essa capacitação serão os próprios profissionais e também a sociedade com a melhora no atendimento às emergências.

Segundo a major Priscila Casagrande, Subcomandante e responsável pela Central de Emergências do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, bombeiros militares do 7º Batalhão estão se capacitando neste curso. Destacou que a capacitação de atendentes da Central de Emergência é fundamental para prestar um bom atendimento pelo telefone 193. Além disso, ter profissionais capacitados e motivados nesta atividade reflete no atendimento prestado pela corporação à sociedade, influenciando diretamente na eficiência do atendimento, como no rápido acionamento das equipes e dos recursos necessários para cada tipo de emergência. Ainda lembrou que anterior a esse curso, o 7º Batalhão realizou uma instrução a distância, a qual além de capacitar os bombeiros para atuarem na central de emergências do batalhão, serviu como piloto para a realização agora desse curso.

Texto: Julia de Oliveira
Imagens: B5 do 7ºBBM