Alinhado com o planejamento estratégico da corporação e com as metas estabelecidas no atual Plano de Comando, entre elas trazer a cultura da prevenção para o cotidiano dos catarinenses, foi realizado na grande Florianópolis o 1º Curso de Instrutor do Programa Bombeiro Mirim.
Sediado no 10º Batalhão de Bombeiro Militar (10º BBM), em São José, no período de 24 a 28 de julho, o curso certificou bombeiros militares e comunitários, os quais tiveram ao longo das 40 horas-aula, o desenvolvimento do conhecimento acerca das unidades didáticas do Programa Bombeiro Mirim, sobre gestão de projeto e princípios da pedagogia, conteúdos fundamentais para o desenvolvimento do programa.
A primeira atividade do Programa Bombeiro Mirim realizado pelo CBMSC foi no ano de 1992, na então 2ª Seção de Combate a Incêndio, no município de Rio do Sul, hoje sede do 15º BBM. Desde então o programa vem sendo realizado na maioria dos quartéis operacionais da corporação, nos mais diversos formatos. alguns com atendimento exclusivo para comunidades em situação de vulnerabilidade social, outros com editais para selecionar as crianças com aulas ministradas nos quartéis, e nos últimos anos, muitas experiências exitosas nas escolas, o que levou a corporação a padronizar o programa para ser implementado nas escolas.
Fomentar uma cultura preventiva e promover a integração entre a corporação, família, escola e comunidade são os principais objetivos do projeto que tem como lema: educar para prevenir, prevenir para salvar. O programa é direcionado aos alunos dos 4º anos do ensino fundamental direcionando as crianças para agirem de maneira preventiva em situações de riscos de acidentes contribuindo assim para uma sociedade mais segura.
O curso contou com a coordenação da sargento jéssica Gabriele Maia dos Santos, e como facilitadora a sargento Glaucia Kruger da Silva e ainda os monitores e instrutores sargento Douglas Coelho da Silva, Cabo Maurício Ervino de Carvalho Júnior, cabo Ariane Aparecida da Rocha, cabo Maraysa Alves, cabo Karoline Serafim Farias e cabo Janaina Candia Costa, além da participação da cabo policial militar Vanessa Marina Moreira Antunes.
Considerada um marco histórico para o Programa Bombeiro Mirim, pela formação dos 36 primeiros instrutores do programa, a formatura de sexta-feira, 28, contou com a presença do subcomandante-geral do CBMSC, Renaldo Onofre Laureano Junior, do comandante do 1º BBM, tenente-coronel Daniel Gevaerd Muller, comandante em exercício do 10º BBM, major Marcelo Della Giustina da Silva, autoridades do município de São José, entre eles, as senhoras Rita Faversani, Secretária de Assistência Social de São José e Karen Santos, diretora do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) do município, e os familiares convidados.
Parabenizamos os novos instrutores certificados do Programa Bombeiro Mirim, e a equipe de coordenação do curso, pelos resultados presentes e futuros que ainda virão.
O próximo curso de instrutores do programa, está previsto para ser realizado ainda este ano, na cidade de Chapecó.
Ensinar para prevenir.
Prevenir para salvar!