PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (630 palavras)

Prevenção e SAT constituem 70% dos atendimentos do CBMSC

 

 

Um levantamento feito pelo Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar sobre o total de atendimentos prestados pela corporação em 2017, aponta que as atividades de prevenção e técnicas chegam a mais 70% dos atendimentos. Somando as ações preventivas e os atendimentos na área de atividades técnicas, foram 444.231 auxílios prestados nos 14 batalhões do estado. As atividades técnicas se referem às vistorias e análises de projetos preventivos contra incêndios realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar em edificações e eventos, visando garantir a segurança de pessoas e patrimônios. Já as ações preventivas constituem a participação direta dos bombeiros com a comunidade, em palestras, exposições e cursos, que enfatizam as noções de segurança e preservação da vida. “Os números só comprovam o que priorizamos na corporação: evitar que a emergência aconteça e atender com excelência o que não foi possível prevenir. Como bombeiros, percebemos que nosso mérito maior está em evitar os acidentes e não em socorrer as pessoas” explica o Coronel BM Onir Mocellin, comandante-geral da corporação.

 

 

Outro aspecto que demonstra que o Corpo de Bombeiros catarinense caminha com foco na prevenção, mesma filosofia do serviço prestado pelos bombeiros em países de primeiro mundo, é a agilidade obtida nos processos para análises técnicas, vistorias e liberação de habite-se. Atualmente, em Santa Catarina, todas as filas de espera para análises de projetos foram zeradas. Todos os projetos são analisados e as vistorias preventivas realizadas, dentro dos prazos legais, favorecendo o crescimento econômico do estado e fomentando o surgimento de novos negócios. “Apostando na simplificação dos processos e na aquisição de softwares de gerenciamento de atividades técnicas, conseguimos atender a expectativa dos empresários, prestando o serviços dentro dos prazos legais e preestabelecidos”, enfatiza coronel Mocellin. Além disso, o comandante-geral também explica que todas as atividades técnicas de análises de projetos, vistorias e fiscalização são também atividades preventivas. “As estatísticas e a experiência mostram que nas edificações que estão em perfeitas condições de segurança, com habite-se e alvarás de funcionamento em dia, os sinistros podem ser até mesmo evitados, em alguns casos, ou controlados com mais eficiência”, afirma.

 

 

Mesmo assim, apesar de toda a prevenção, os bombeiros combateram 13.240 casos de incêndios no ano passado, no estado. Com relação ao socorro a vítimas de acidentes, traumas e outras situações de risco, que configuram nas estatísticas como atendimentos pré-hospitalares, foram 112.037 pessoas atendidas. Para o comandante-geral a integração com o SAMU em meados de 2017 permitiu a criação de um modelo único e inovador para atendimento pré-hospitalar no estado. “Com a integração, foi possível minimizar o tempo resposta a vítimas e otimizar tanto o recebimento das ocorrências como os despachos das viaturas” explicou.

 

O levantamento também considerou os atendimentos prestados pelos guarda-vidas que atuam nas praias e balneários nos meses mais quentes do ano. Sob esse aspecto, o destaque fica para o número de prevenções feitas pelos guarda-vidas nas praias, orientando pessoas para se banharem em locais seguros. Foram mais de 3 milhões de orientações e advertências nos meses de janeiro, fevereiro março e dezembro de 2017. Outras 4.442 pessoas foram salvas por terem sido arrastadas por correntes de retorno.

 

 

Veja mais informações sobre o levantamento feito pelo Comando-Geral do CBMSC.

 

BALANÇO DE ATENDIMENTOS PRESTADOS EM 2017

 

ATIVIDADES TÉCNICAS e AÇÕES PREVENTIVAS

444.231

APH

112.037

ACIDENTES TRÂNSITO

29.142

INCÊNDIO

13.240

AUXÍLIOS

6.899

BUSCA E RESGATE TERRESTRE

3.461

MANEJO INSETOS

4.782

PRODUTOS PERIGOSOS

325

OCORRÊNCIAS DE PRAIA

 

PREVENÇÃO

3.817.982

AFOGAMENTO COM RECUPERAÇÃO ÁGUA DOCE

12

AFOGAMENTO COM RECUPERAÇÃO ÁGUA SALGADA

168

EMBARCAÇÃO DERIVA

63

ARRASTAMENTOS

4.442

 

   
   
   
   
   
   
   
   

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193