PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (336 palavras)

Prevenção: Bombeiros de Içara visitam mineradora Rio Deserto

A Organização Bombeiro Militar (OBM) de Içara realizou nesta terça-feira (12), uma visita técnica à mina de extração de carvão nº 101, pertencente a Indústria Carbonífera Rio Deserto, em Içara. A ação faz parte do planejamento da subunidade em receber visitas técnicas nas áreas de maior risco na circunscrição da OBM, a fim de melhorar a atividade de resposta da corporação e atuar em sinergia com a comunidade.

 

 

Durante a visita, os militares receberam instruções sobre o funcionamento e dinâmica do ambiente subterrâneo, além do planejamento de emergência e evacuação em caso de sinistro. No local, o Engenheiro de Segurança da carbonífera, Rafael Bortolotto, expôs aos bombeiros os Sistemas de Segurança Contra Incêndios do complexo e demonstrou as inovações utilizadas. Como exemplos, o engenheiro apresentou a instalação de sprinklers (dispositivos anti-incêndio que liberam água automaticamente) em áreas de risco, monitoramento em tempo real das atividades e utilização de sensores com desligamento automático em caso de incêndio.

 

 

No encontro, os bombeiros conheceram pessoalmente a rotina do setor mineral, inclusive as atividades exercidas em subsolo. A atividade foi importante para expôr aos militares as principais áreas de risco e locais com movimentação de funcionários, a fim de evitar acidentes e facilitar a locomoção dos bombeiros na mineradora, caso eventualidades ocorram.

 

 

A mineradora utiliza o sistema de extração com minerador contínuo, na qual minimiza-se o uso de explosivos, melhorando as condições de trabalho. Os bombeiros puderam acompanhar o processo de escoramento de teto, através da máquina Perfuratriz de Teto – PT. Participaram da visita técnica bombeiros militares da guarnição de serviço, acompanhados do Comandante da 2ª Companhia Bombeiro Militar, Capitão BM Renan Fernandes. “Esta visita técnica é muito significativa e revela a evolução da segurança contra incêndio e acidentes no setor mineral, além do conhecimento prévio e dimensionamento de risco adequado pelas guarnições de serviço ”, destaca o Comandante da OBM.

 

 

Créditos: Informações: 3º Sargento BM Lindomar Moises Romancini
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193