No último sábado, 20, uma empresa especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho esteve na sede do 9° Batalhão de Bombeiros Militar (Canoinhas), oportunidade na qual foi concretizada a primeira etapa de instalação de um novo Centro de Treinamento de Salvamento em Altura, projetado e certificado com base nas prescrições da Norma Regulamentadora n° 35, a qual estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.
O novo Centro de Treinamento foi concebido de maneira inovadora na corporação, aproveitando os próprios elementos estruturais da garagem do quartel, método que proporcionou grande economia de recursos financeiros para a Organização Bombeiro Militar de Canoinhas. Na segunda etapa da instalação, pretende-se implantar uma plataforma metálica que irá aprimorar ainda mais a nova estrutura de treinamento.
Além disso, no dia seguinte, 21, a mesma empresa ministrou um treinamento em período integral para 15 bombeiros do 9°BBM (de diversos municípios da circunscrição), quando foram demonstradas e ensinadas técnicas modernas de salvamento em altura, com o uso de novos equipamentos adquiridos pelo batalhão. Citam-se como exemplos:
- Montagem de sistema de içamento cruzado;
- técnicas de montagem de tirolesa; e
- resgate simples de vítima presa em equipamento trava quedas.
A motivação do investimento é garantir uma estrutura adequada de treinamento para os bombeiros do batalhão, visando que, em uma ocorrência real, o salvamento ocorra de maneira precisa, eficaz e principalmente segura para a vítima e também para os socorristas.
Créditos:
Texto: 1° Tenente Bruno de Cesar Toledo Camilo
Imagens: Major Nauro Ricardo Mück
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina