Número de perícias em incêndio do CBMSC cresce 5 vezes em 3 anos

O número de investigações de incêndios em edificações, realizadas pelos Peritos em Incêndio e Explosão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, passou de 8% em 2014, para 45% em 2017. Em números exatos, a atividade saltou de 266 investigações, dentre 3001 incêndios em 2014, para 1148 investigações, dos 2733 incêndios em edificações, ocorridos em 2017.

Os números foram apresentados na última quarta-feira durante reunião em Lages, na sede da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac. O encontro foi aberto pelo Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal e foi conduzida pelo chefe da Divisão de Perícia em Incêndio e Explosão – DiPIE/DAT, Tenente Coronel Deivid Nivaldo Vidal.

Na oportunidade, os oficiais debateram o desenvolvimento da atividade de perícias e os dados estatísticos relacionados a incêndios no estado. Também foi discutido e apresentado o novo módulo de perícia, desenvolvido pela equipe de Desenvolvimento do Sistema E-193/DiTi, e colocado em teste entre os peritos dos 4º, 8º e 12º Batalhões de Bombeiros Militares. A atualização do PROMA/PUD do curso de Perícia em Incêndio e Explosão, a padronização de formulários para investigação de incêndio em veículos, florestal e em explosões, a composição da câmara técnica e as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Corporação, também foram assuntos da reunião.

O Tenente Coronel Deivid Vidal avaliou positivamente o encontro, ressaltando o crescimento do índice de investigações em incêndios. Destacou ainda, que a meta estabelecida no Planejamento Estratégico é de alcançar 100% de investigação de incêndios em edificações em 5 anos e, em todos os tipos de incêndios, incluindo veículos, florestal e explosões, em até 10 anos.

Texto Informações e fotos: Coordenadoria de Perícias e Explosões do CBMSC