Pelo Estado: quartéis abrem as portas no Dia das Crianças

Em todo o Estado foram realizadas ações educativas e lúdicas no Dia das Crianças. Confira o trabalho desenvolvido por alguns quartéis.

Navegantes

O Corpo de Bombeiros Militar em Navegantes, em comemoração ao Dias das Crianças, abriu as portas da nova sede no dia 09 de outubro para a visitação de crianças do município. O projeto desenvolvido contou com a participação de cerca de 300 crianças com idades de 08 a 12 anos vindas de quatro escolas públicas e Apae de Penha.

As crianças receberam instruções do dia a dia de um Bombeiro Militar e cuidados que elas podem começar a ter quando em situações de emergência. Também foram oferecidas atividades como tirolesa, rapel, passeio de quadriciclo, demonstração com cão de busca. Foram também instalados brinquedos infláveis e oferecido um lanche. Ao final foram sorteadas duas bicicletas e todas as crianças foram presenteadas com uma lembrança e um brinquedo, cedidos gentilmente pelos colaboradores do quartel.

Quem coordenou a ação foi a Soldado BM Daiane Cristina Fernandes, coordenadora de Programas Comunitários local.

Florianópolis

Na última sexta-feira (dia 09/10), o Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), recebeu a visita de 65 crianças do Centro de Educação Infantil Renascer do Município de São José, com idades entre 3 e 6 anos. A iniciativa partiu do Comando da unidade de ensino e teve como objetivo principal a integração dos alunos do CEBM com crianças da comunidade e celebrar o Dia das Crianças, proporcionando a elas uma tarde de lazer.

O planejamento e a organização do evento ficou por conta dos alunos do 4º período do Curso de Formação de Oficiais, e a execução foi realizada pelos alunos do Curso de Formação de Cabos, sob a supervisão do Comando da Academia de Bombeiro Militar (ABM) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O evento contou com brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas, quadra inflável, entre outros, além de oficinas específicas de Salvamento em Altura (tirolesa), Combate a Incêndio (colocação de EPI, manuseio de esguicho com mangueira) e Cinotecnia (demonstração de cães de busca), além de exposição de viaturas.

Ao final as crianças ainda receberam uma lembrança composta de doces e brinquedos, adquiridos por meio de doação de empresas locais, mediante o contato do 3º Sargento Aluno BM Andrade, do Curso de Formação de Sargentos. Paralelamente, foi realizada uma campanha de arrecadação de gêneros alimentícios no CEBM para a mesma instituição, sendo todos os itens devidamente repassados aos responsáveis pela creche.

O CEBM contou com o apoio do 1º Batalhão (Florianópolis), o qual expôs diversas viaturas operacionais, e também do 7º Batalhão (Itajaí), que permitiu a participação do cinotécnico Sargento BM Amorim e do cão Ice.

Joinville

No da 12 de Outubro de 2015, aconteceu na Associação Recreativa Desportiva e Cultural Capitão PM Dálcio Wolf (sede recreativa do 8º Batalhão da Polícia Militar de Joinville), a comemoração referente ao Dia das Crianças.

Na ocasião, o Sargento BM Alexandre, Soldado BM Mario e Soldado BM Teichmann de Joinville e o Soldado Leandro de Araquari realizaram ações recreativas e educativas para as crianças, utilizando um quadriciclo e montagem de tirolesa

Santa Cecília

No dia 12/10 foi realizado no quartel de Bombeiro Militar de Santa Cecília a ação solidária “troque um brinquedo por um sorriso”, em comemoração ao Dia das Crianças, idealizada e organizada pelo Soldado BM Ricardo Westphal Pereira.

O evento, que está na segunda edição, foi iniciado meses antes com a arrecadação de brinquedos, doces, roupas e cestas básicas. Foram mantidas caixas de coleta em pontos estratégicos da cidade e utilizou-se dos meios de divulgação como rádio e internet para atentar ao público quanto ao recebimento de doações no quartel. Além dos materiais, alguns comerciantes e empresários da região se solidarizaram com causa fornecendo recursos que foram somados aos obtidos no pedágio do brinquedo realizado no centro da cidade.

Toda a parte externa do quartel foi preparada para receber as crianças e suas famílias. Foram oferecidos pipoca, algodão doce, kits de brinquedos e kits de doces previamente preparados. Os brinquedos mais atraentes, novos ou em melhor estado de uso, foram sorteados entre todas as crianças presentes.

Participaram Bombeiros Militares e Comunitários, além de pessoas da comunidade que se engajaram na causa para tornar o dia dessas crianças um mais especial.

Créditos: CCS do Comando-Geral com informações das OBM