PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (400 palavras)

Operação de busca na mata é bem sucedida em Timbé do Sul

 

 

O Corpo de Bombeiros de Turvo foi acionado, na noite do dia 18 de outubro (domingo), para averiguar o desaparecimento de um adulto e um adolescente na localidade de Molha Coco Alto, município de Timbé do Sul. Moradores já estavam no local, realizando buscas sem sucesso. Após verificar as condições do local, determinou-se que a operação teria continuidade na manhã seguinte.

 

A guarnição começou a operar às 5:30h, em uma equipe formada pelo 1º Tenente BM Vinicius Moura Marcolim, 1º Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva, 2º Sargento BM Juan Francisco Fernandes, Cabo BM Vinicius Amorim, Cabo BM Rodrigo Bonaldo Rafael com o cão de busca Mel, Soldado BM Ronald Adriano da Silva e BCP Alesandre Sasso Vensão.

 

Decidiu-se por formar duas equipes, uma seguindo a trilha a esquerda do cânion (trajeto marcado em amarelo) e outra a direita (trajeto marcado em vermelho). De acordo com informações dos populares, os dois homens perdidos estavam em busca de uma cachoeira, e as duas trilhas levavam a cachoeiras distintas. Após três horas de busca (às 10:00h) a equipe que seguiu pela direita localizou as vitimas no ponto em azul no mapa. Foi verificado o estado físico e psicológico das mesmas, que foram alimentadas e aquecidas. Com isso iniciou-se o retorno ao ponto de origem.

 

Ambas as equipes deslocaram-se cerca de 2,3Km em mata fechada e íngreme, alcançando a altura de 725m. A operação de busca, contabilizando ida e volta, durou cinco horas. Foram utilizadas técnicas de chamada verbal, por apito e busca com cão. Para a devida localização foram utilizados equipamentos de GPS, bússola e o aplicativo Whatsapp. As vítimas, identificadas como Maicon Saquete, 30 anos, e Fábio da Silva Rocha, 15 anos, foram localizadas a cerca de 1,3Km de distância em linha reta ao pé do morro.

 

Segundo as vítimas, eles saíram às 09:00h para dar uma volta e tirar fotos na cocheira. Após caminharem na trilha, alcançaram o cume, e durante a descida se perderam ao adentrar em uma picada. Tentaram voltar para a trilha mas não mais conseguiram, e ao anoitecer a caminhada ficou ainda mais difícil. Decidiram por passar a noite na mata. Já pela manhã do dia 19/10 voltaram a tentar se localizar, sendo encontrados pela equipe do corpo de bombeiros.  

 

Créditos: 1° Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva - Comandante do 2º/3ª/4º BBM - Sombrio

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193