PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (504 palavras)

Oficiais iniciam CAEE- Especialização em Gestão Pública, na Capital

 

 

Nesta segunda-feira (6/8), a palestra proferida pelo Secretario de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior abriu oficialmente o início de mais uma turma do Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE-2018), Curso de pós-graduação lato sensu, com “Especialização em Gestão Pública: Estudos Estratégicos no Corpo de Bombeiros Militar”. Em breve solenidade no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina-Udesc, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM João Valério Borges deu as boas vindas aos alunos.

 

 

 

O comandante- geral destacou a importância do curso para o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos oficiais. O curso é quesito para promoção ao último cargo da corporação, o de Coronel, ocupado pelos gestores com atribuições de comando institucional. A especailização é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

 

 

O professor Dr. Marcos Tomazzi, magnífico Reitor da Udesc, explicou que os modelos de gestão empregados e testados nos cursos de especializações servem para impulsionar o serviço público, além de servirem como forma de posicionar o universo acadêmico em outras áreas. “ A Universidade tem este papel, de fomentar a discussão e de criar parcerias que impulsionem a inovação e melhorias no setor público, por exemplo. É preciso pensar a Universidade fora da caixa, em outros ângulos”, disse.

 

 

Durante a aula inaugural, o secretário da Segurança Pública expôs o modelo de gestão taçado por sua administração para redução de índices de criminalidade no estado, os quais, segundo ele, servem de modelo a ser seguido por conta dos resultados alcançados em exíguo período de implantação. Doutor Alceu explicou que foram traçados cenários reais e prospectivos da segurança catarinense, em paralelo a ações estratégicas que resultaram em mudanças dos cenários e por consequência, na redução dos índices da criminalidade e no aumento da sensação de segurança.

 

 

A turma, formada por 26 alunos, é composta por oficiais superiores do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar catarinense, (sendo 22 tenentes coronéis- 19 do CBMSC e 3 da PMSC) e por oficiais de outros estados brasileiros, sendo um Tenente Coronel e um Major do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, uma Major do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul e um Policial Rodoviário Federal. O processo de seleção dos alunos e a oferta do curso acontece por meio de editais públicos já previstos no cronograma do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

 

O curso tem carga horária de 360 h/a presenciais que acontecem semanalmente em período integral nas dependências da UDESC na Capital, entre os dias 6 de agosto e e 4 de novembro próximos. A formatura esta prevista para o dia 29 de novembro.

 

 

Veja outras fotos do fotógrafo Tiago Moritz Andrade. CCS-CBMSC. Clique aqui

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Tiago Mortiz- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

Estado de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193