Oficiais do CBMSC recebem representantes do 4º Grupo de Trabalho

O Corpo de Bombeiros Militar recebeu na tarde desta terça-feira (7), oficiais do 4º “Grupo de Trabalho para Nacionalização dos Protocolos de Atendimento Emergencial”. As reuniões tiveram início na segunda-feira (6) e se estenderão até sexta (10), integrando representantes da segurança pública de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. No CBMSC, a reunião foi realizada no quartel do Comando Geral, em Florianópolis.

Os oficiais de SP e MG foram recepcionados pelo Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts, e pelo Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Charles Alexandre Vieira. A reunião de boas-vindas teve início às 14h e também contou com explanações do Capitão BM Marzarotto e Tenente BM Massarani sobre o funcionamento prático do Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência - E-193, Firecast CBMSC e Firecast Comunidade, utilizados pela corporação catarinense.

O Grupo de Trabalho para Nacionalização dos Protocolos de Atendimento Emergencial foi criado em janeiro de 2019 visando elaborar propostas para padronização dos protocolos de atendimento de emergência. O grupo também prioriza a nacionalização dos procedimentos de atuação e fomenta a interação entre as instituições de segurança pública e defesa social no país.

Para o Coordenador-Geral do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), Coronel EB Hildomar Arnando Filter Júnior, a visita também é útil para o aperfeiçoamento das “árvores de decisão” (gráficos em formato de árvore que auxiliam a tomada de decisões) das chamadas de emergência.

“A experiência que os profissionais de Santa Catarina possuem, tanto no Corpo de Bombeiros, como na Polícia Militar, é fundamental na ampliação dos conhecimentos sobre sistemas de emergência. Esta visita a trabalho está sendo muito interessante e o Grupo de Trabalho tem muito a ganhar com isso”, afirmou o Coronel do Exército.

Além da visita ao Comando-Geral da Polícia Militar, realizada na segunda-feira, e ao CBMSC nesta terça, os oficiais foram ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) com sede na Secretaria de Estado da Defesa Civil, em Florianópolis.

Na quarta-feira (8), os militares darão continuidade ao trabalho de elaboração das árvores de decisão pelo Grupo de Trabalho, no Comando-Geral da Polícia Militar. Na quinta (9), visitarão a Central Regional de Emergências da Polícia Militar, em Balneário Camboriú. A rotina será finalizada na sexta-feira (10), com a elaboração do Relatório Final de Atividades do Grupo de Trabalho no Comando-Geral da Polícia Militar.

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques