Ocorrências de grande vulto: treinamento é realizado em Chapecó

Na última semana foi realizado em Chapecó (sede do 6° Batalhão) o Treinamento sobre Sistema de Comando em Operações (SCO), tendo como palestrante convidado o Coronel BM Aldo Baptista Neto, que tem vasta experiência no atendimento a desastres e atuou na Defesa Civil Estadual.

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial colaborativa, participativa e abrangente, como forma de alinhar os objetivos de cada órgão envolvido e otimizar a utilização dos recursos em ocorrências de grande vulto.

Visando a integração entre os órgãos e entidades para atendimento a ocorrências de grande vulto, participaram Polícia Ambiental, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, da Defesa Civil, membros do Plano de Ação Mútua de Chapecó (PAM) e representantes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

A viatura APC (ônibus Auto Posto de Comando) esteve em Chapecó e foi utilizado para a Operação. O APC já foi empregado em várias ocorrências, como as cheias em Rio do Sul e região, o incêndio químico em São Francisco do Sul no ano de 2013, entre outras.

O treinamento teve aulas de Conhecimentos Básicos em Proteção e Defesa Civil; Apresentação do SCO; Estudo das Funções do SCO; Áreas e Instalações; Comando Integrado; Exercício Funcional; Controle de Recursos Operacionais – Exercício de controle; Atividades de Preparação e Planos de Ação; Exercício de Planejamento e Exercício Indoor (atuação do comando).

Créditos: 3° Sargento BM Ewerton de Oliveira – 6° BBM