Ocorrência de busca terrestre mobiliza bombeiros em São Lourenço do Oeste

Por volta das 20h de sábado, 1º, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em São Lourenço do Oeste, foi acionada para atendimento de ocorrência de busca a um idoso desaparecido em uma propriedade rural na comunidade de Santana da Bela Vista, município de São Lourenço do Oeste SC. Tratava-se de um idoso, 70 anos, com boa condição física, sem problemas de saúde conhecido, residente na propriedade a 15 dias, sendo que foi avistado pela última vez por volta das 17h do dia 1º caminhando em direção a uma área de mata até alguns pinheiros para coletar pinhão.

0605 São Lorenço do Oeste

Após coleta de informações iniciais uma equipe formada por um militar e um bombeiro comunitário deslocou até a propriedade para confirmação da ocorrência e para levantamento de dados complementares. Com base de todas as informações adquirida no local, chegou-se a duas hipótese sendo que o idoso poderia ter tentado retorna ao município de Galvão/SC onde possui residência e familiares e assim desaparecido e como segunda hipótese seria que a vítima sofreu algum tipo de lesão/queda/mal súbito durante a atividade de coleta de pinhão e assim não consegui retornar a residência.

0605 São Lorenço do Oeste 1

Diante dos fatos foi solicitado apoio de um binômio do batalhão auxílio na busca porém o local estava distante e o apoio demoraria aproximadamente 2 horas para chegar ao local, e conforme os risco que a vítima estaria exposta por causa das baixas temperaturas da noite, possibilidade de ter sofrido lesão e também dos indícios de distúrbio de comportamento do idoso, a guarnição optou por dar início a atividade de busca para aumentar a sobrevida da vítima.

Foi iniciado o planejamento da busca com o georreferenciamento da área e com uma vistoria na residência. Após realização da vistoria na casa e nos pertences da vítima na tentativa de identificar materiais faltantes quais a vítima poderia ter levado junto quando saio da casa, sendo que nada foi identificado faltando, chegou-se a conclusão que a vítima sumiu somente com a roupa qual estava vestindo e os documentos pessoais, após delimitado um quadrante de busca na possível região onde a vítima costumava fazer coleta de pinhão aos fim de tarde.

0605 São Lorenço do Oeste 2

A equipe iniciou o deslocamento no terreno e após 1h22min e ter percorrido 2,65 km foi encontrado a possível vítima deitada no meio de uma encosta próxima de um rio, área com declividade acentuada e pedras soltas, a vítima estava na base de um pinheiro araucária, imóvel.

A guarnição realizou a aproximação, sendo que quando verbalizado o idoso assustou-se, demonstrou estar confuso e assustado sendo necessário ser contido pela equipe para evitar uma queda deste em direção ao aclive e ao rio devido às condições do terreno em que ele estava.

Após a guarnição dialogar e acalmar a vítima, foi efetuada a avaliação identificando desorientação, distúrbio de comportamento, dificuldade de locomoção (membro superior esquerdo e membros inferiores apresentando formigamento), a vítima também apresentava sintomas de hipotermia.

A equipe fez a extração do idoso até um local mais seguro, realizou o transporte da vítima com uso da técnica tipo cadeirinha por dois socorrista conduzindo o idoso até um estábulo da propriedade, foi colocado o idoso em posição de recuperação e aquecido com uso de um cobertor, foi acionado uma ambulância para transporte do paciente até o hospital, finalizando a ocorrência por volta das 00h50min horário em que a vítima foi entregue a equipe médica.

Texto: soldado Adelino da Silva de Jesus
Imagens: B5 do 14ºBBM