OBM de Gaspar certifica mais uma turma no projeto "Cidadão Consciente"

Bombeiros Militares de Gaspar realizaram a formatura do projeto "Cidadão Consciente: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". A campanha ocorre na região do Vale do Itajaí e tem como principal objetivo orientar e conscientizar crianças e jovens sobre os perigos no trânsito, atitudes de prevenção e normas básicas de segurança. Em Gaspar, 100 alunos da  Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel foram formados na manhã desta quinta-feira (30), encerrando um ciclo de aprendizados que se perpetuará para a vida inteira.

30 05 CidadaoConsciente2

Nesta edição, o projeto foi ministrado pelo Sargento BM RR Gil e o Agente Pedro Silva. Os profissionais receberam das mãos do Comandante 4º/1ª/3ºBBM, Tenente BM Douglas Tomaz Machado uma homenagem pela promoção do projeto, que reúne instruções valiosas para a prevenção de acidentes e consequente preservação de vidas. Com as orientações recebidas, os alunos contribuirão para um trânsito melhor hoje e no futuro, praticando medidas importantes, como não atravessar a rua fora da faixa de pedestres e não andar com bicicletas ou patinetes em locais inadequados para o tráfego, entre outras. Atitudes simples como estas podem reduzir consideravelmente o número de acidentes e mortes, muitas vezes causadas pela distração de motoristas, pedestres e ciclistas. Desde 2012, o projeto Cidadão Consciente já certificou quase 1.200 alunos.

30 05 CidadaoConsciente4

Durante o projeto, também foi promovido um conscurso de redações, no qual a aluna Jéssica Mendes foi a vencedora. Em um dos trechos, a aluna da escola de educação básica relata: "Essa experiência no projeto dos bombeiros me mostrou que, não é porque não somos motoristas que não precisamos conhecer as leis, pelo contrário. Como cidadãos, temos o dever de entendê-las e respeitá-las. As leis de trânsito não são feitas para tirar dinheiro do povo e sim para prevenir acidentes e salvar vidas". escreveu a jovem.

Sobre a participação no projeto, o Sargento BM RR Gil declarou sentir-se satisfeito com o resultado obtido. "Além da palestra, os alunos colocaram em prática o conhecimento adquirido, como nas atividades na blitz em referência à campanha "Maio Amarelo".  A formatura é gratificante para os profissionais CBMSC, pois todas as escolas do município de Gaspar foram contempladas pelo projeto. Saio desta edição com o sentimento de "missão cumprida".

O Tenente BM Douglas agradeceu o comprometimento dos instrutores e destacou a participação do Sargento BM Gil, que está na Reserva Remunerada e atuou de forma voluntária, demonstrando seu constante comprometimento com o CBMSC e a sociedade. "Aos poucos, o projeto alcança o objetivo de conscientizar a sociedade. Muitos alunos de projetos anteriores já se tornaram motoristas e hoje repassam o conhecimento adquirido", declarou o Comandante.

30 05 CidadaoConsciente3

Na formatura, o Tenente BM Douglas também aagradeu pela disposição da diretora do colégio, Maria Rogéria da Silva, e em especial aos alunos pela dparticipação e interesse nas instruções, além de enaltecer a importância da imprensa para a divulgação do projeto. "A imprensa tem papel de destaque na diminuição de situações de emergência, pois mostra os riscos e orientações preventivas. Este é um exemplo de que todos nós temos nosso papel e responsabilidade dentro da sociedade para a diminuição de acidentes" afirmou. Ao final da certificação de mais uma turma, os alunos receberam o tradicional "banho de batismo".

30 05 CidadaoConsciente

Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado