NOVOS SOLDADOS DO CBMSC INICIAM FORMAÇÃO EM BLUMENAU

Trinta e três novos alunos-soldados se apresentaram ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) de Blumenau nesta segunda-feira, 07, onde deram início ao Curso de Formação de Praças (CFP). Blumenau é uma das cidades-sede do CFP em Santa Catarina e por aproximadamente 9 meses os jovens estarão em curso em um intenso processo de preparação.

Os alunos-soldados passarão por um abrangente programa de formação, que inclui o estudo teórico e a realização de práticas em diversos campos do conhecimento, bem como em todas as áreas operacionais fundamentais para o exercício de suas atividades no CBMSC. Esse treinamento visa a capacitar os futuros praças para desempenharem suas funções de forma eficiente e responsável.

Durante o curso, os alunos passarão por disciplinas teóricas e práticas específicas do cotidiano bombeiro militar, como Legislação e Regulamentação, Radiocomunicação, Atendimento Pré-Hospitalar, Resgate Veicular, Combate a Incêndio, Salvamento Aquático, Salvamento em Altura e diversas outras matérias essenciais para sua formação profissional.

O primeiro grande desafio é a semana zero. Esses primeiros dias são um período desafiador e exigente. A dura rotina contempla treinamentos físicos, testes de resistência, trabalho em equipe e aprendizagem rápida. O secretário do curso, Major Renan César, explica que um bom início de formação é essencial para a carreira dos novos militares. "A primeira semana tem como objetivo realizar uma adaptação na vida militar destes alunos que vêm do meio civil. Também buscando o entrosamento entre eles, e o espírito de corpo, que são atributos específicos para a formação e introdução na vida militar", enfatiza.

O CFP ocorre em sete cidades onde há sede de batalhão no estado: Florianópolis (duas turmas no Centro de Ensino), Blumenau, Curitibanos, Rio do Sul, Chapecó, Lages e Joaçaba. Ao longo do curso, 250 alunos-soldados passarão por testes de capacidade intelectual, física e psicológica que irão habilitá-los para a integração com o efetivo do CBMSC.

O aluno Nycolas Borba revela sua animação para o início do CFP. "Mesmo sendo o primeiro dia, não está sendo tão fácil, temos muitas surpresas e muitos desafios, mas temos expectativas altíssimas. Teremos que enfrentar esse processo, com muita dedicação, isto é algo que sempre quis, e estou confiante", conta.

Já a aluna Cristiane Bianchini passa por uma situação especial: blumenauense, neta de militar e bombeira comunitária formada no 3º Batalhão, a "cria da casa" agora dá início à tão sonhada carreira de bombeira militar. "Desde o momento que decidimos ingressar e nos esforçar no concurso, tem sido um processo muito intenso, e de várias fases. Estamos surpresos e sem saber o que irá acontecer daqui para frente na escola, mas estamos vivendo tudo de maneira intensa. Quero adquirir o máximo de conhecimento possível na função de bombeiro e do militarismo, e não deixar nenhum sentimento ruim atrapalhar, isso que para mim é uma realização", comemora.

Texto: estagiária Isabela Gorges
Imagens: Divulgação CBMSC/Blumenau
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.