PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (607 palavras)

NO DIA DA MENTIRA, CBMSC REFORÇA QUE TROTE AOS TELEFONES DE EMERGÊNCIA É CRIME

Com o dia 1º de abril chegando, em que é conhecido popularmente como o "dia da mentira", o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) aproveita a data para reforçar os danos que os trotes causam ao serviço de emergência. 

Aqueles telefonemas falsos, que geralmente são feitos por crianças e adolescentes ou por adultos em tom de brincadeira, vão além de uma brincadeira de mau gosto, são considerados crime, de acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com possibilidade de um a seis meses de detenção. No caso dos menores de idade, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como infração gravíssima e quem comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, em que serão aplicadas as medidas socioeducativas, de acordo com a gravidade da situação, dentro do que prevê a legislação vigente.


Mas a intenção do CBMSC não é apenas falar da punição, mas sim trazer a conscientização para as pessoas, informações que devem ser trabalhadas em casa desde cedo.



Trotes podem colocar a vida de uma pessoa em risco


Uma ligação falsa ocupa a linha do telefone 193 e pode atrapalhar ou atrasar um atendimento, já que toma tempo dos atendentes da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), que poderiam atender neste período aos cidadãos que realmente precisam de socorro urgente.
"Quando lidamos com pessoas que precisam de socorro, cada segundo é essencial. E se as nossas linhas estão ocupadas desnecessariamente, isso pode ser crucial para a vida de uma vítima", destaca o presidente da Coordenadoria de Central de Emergências do CBMSC, major Mateus Muniz Corradini.

Com a experiência os operadores do COBOM sabem identificar um trote, quando é feito em tom de brincadeira, porém em situações mais elaboradas pode acontecer um efeito dominó: o deslocamento de viaturas com equipes, gastando tempo, recursos públicos, colocando a equipe de plantão em risco e ainda deixando de atender as pessoas que precisam. Outra situação que pode ocorrer é o empenho de uma equipe de plantão de uma cidade vizinha – quando as outras já estão empregadas em ocorrências – deixando a cidade sem equipe disponível para atendimento de casos reais.

"É preciso que fique muito claro: uma ambulância ou um caminhão de combate a incêndio que são empenhados em uma chamada falsa, podem deixar de lado uma ocorrência real ou deixar uma cidade sem atendimento", afirma o major Muniz. 


Trotes ao CBMSC


Nos primeiros três meses de 2022, comparando os dados entre os dias 1° de janeiro e 29 de março, foram registrados 4.051 trotes de 161.876 chamadas registradas pelo telefone 193.

As regiões que mais tiveram ligações falsas no primeiro trimestre foram: Criciúma, Curitibanos, Blumenau, Itajaí e Chapecó. Destacamos que utilizamos "regiões", porque o COBOM fica sediado em uma cidade, mas as ligações são recebidas dos municípios atendidos naquela área, compondo um ou dois batalhões. Por exemplo: o COBOM de Florianópolis atende a região da Grande Florianópolis toda e aciona as equipes de plantão disponíveis do quartel mais próximo da ocorrência.

No mesmo período do ano passado foram 3.540 ligações e no ano passado inteiro 17.280 trotes. As regiões mais atingidas em 2021 foram: Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Chapecó e Florianópolis. 


Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista CBMSC
Imagens: Divulgação/CBMSC Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193