Foi celebrada na manhã do último domingo (23/10), em Florianópolis, a Missa de Ação de Graças promovida pela Irmandade do Senhor dos Passos e Imperial Hospital de Caridade (IHC) em homenagem aos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
A missa celebrada na Capela do Menino Deus, junto ao Hospital de Caridade, contou com a participação de Cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), bombeiros militares da ativa e reserva remunerada, da Irmandade Sr. Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade além de familiares e comunidade.
O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, prestigiou a cerimônia acompanhado do Subcomandante Geral, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff, os quais proferiram as leituras e foram homenageados.
No altar, junto ao pão e vinho, fizeram presentes três símbolos representando os bombeiros: o capacete, extintor de incêndio e o cabo de salvamento. As mensagens da cerimônia buscaram reconhecer os trabalhos prestados pelo CBMSC à sociedade e em especial no trágico incêndio de 7 de abril de 1994, ocorrido no IHC numa quarta-feira de cinzas, consumindo prédios, equipamentos e vidas. Pelas palavras do Provedor da Irmandade Senhor Jesus dos Passos, Sr Luiz Mário Machado, não fosse a atuação imediata do Corpo de Bombeiros a tragédia teria sido maior e mais devastadora.
A missa contou tambémcom a presença de Militares que estavam presentes no incêndio de 1994 e foi abrilhantada pela participação do Coral dos Funcionários do Hospital de Caridade.
Após a celebração, a viatura e os bombeiros presentes receberam a benção.
A Missa de Ação de Graças celebrou os 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que é comemorado no dia 26 de setembro, que se dedica há 90 anos a salvar vidas.
Créditos: Soldado BM Tiago Moritz Andrade / Centro de Comunicação Social do CBMSC