MILITARES E CÃES DE BUSCA DO CBMSC IRÃO ATUAR EM APOIO A PERNAMBUCO

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviará 05 militares e 03 cães de busca e resgate para apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e reforço nas equipes que estão atuando em Pernambuco.

O estado foi atingido por fortes chuvas desde a última segunda-feira, 23, e mesmo com a redução no volume, a previsão de precipitação é até o próximo dia 03 de junho. Mais de mil pessoas estão desabrigadas e, até o momento, foram confirmados 91 mortes. O local segue com alto risco de deslizamentos.

"Atendendo a um pedido que recebemos hoje, 30, pela manhã, autorizamos o envio de três binômios, dupla entre bombeiro militar e cão de busca, do CMBSC para ajudar nas operações de busca e resgate em Pernambuco", anunciou o governador, Carlos Moisés.

Equipe do CBMSC que estará em Pernambuco:

Major Clemente Stähelin Michels e cão Chewbacca, de Joinville

Sargento Jacques Douglas Romão e cão Bravo, de Blumenau

Cabo Carlos Alexandre De Souza e cadela Zaara, de Brusque

Soldado Eduardo Silva de Souza – atuará como comunicação, de Florianópolis

Soldado Jean Renato Vieira – atuará como logística, de Florianópolis

Todos os militares, incluindo os responsáveis pela comunicação e logística, possuem o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico, exigido para atuação na atividade e os cães de busca e resgate são certificados para este tipo de ocorrência. Os três binômios possuem experiência em resgates fora de Santa Catarina e estiveram nas operações Brumadinho e Petrópolis.

A equipe do CBMSC sairá de Santa Catarina nesta terça-feira, 31, transportada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) no avião Arcanjo 06. A previsão inicial é que a equipe fique por pelo menos 05 dias.

"Mais uma vez estamos prontos para apoiar a população, seja em Santa Catarina ou em outro estado. Sabemos a diferença que a atividade de cães faz nestes momentos. Somos um só Corpo de Bombeiros Militar e vamos apoiar as outras corporações sempre que for preciso, para salvar e trazer consolo para as famílias atingidas", declara o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Os militares do CBMSC devem atuar na região de Recife, uma das mais atingidas.

Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação/CBMSC