Entre os dias 19 e 20 de agosto, o 3º sargento Gil Vicente Pereira e o soldado Dyell Orelo de Souza, da Organização de Bombeiros Militar (OBM) de Gaspar, pertencentes de um curso sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de Combate Policial em Brusque, cidade pertencente ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM).
No curso, organizado pelo Comitê Brasileiro de APH, foram abordados conteúdos teóricos e práticos, com exercícios simulados, oportunizando aos participantes exercitar em situações o mais próximas da realidade das ocorrências.
Durante o treinamento o protocolo abordado foi o MARC 1 para disparos de arma de fogo e ferimento por arma branca. Este protocolo significa M, de hemorragia massiva; A, de ar, manter as vias aéreas funcionando; R, de respiração, prevenir o pneumotórax hipertensivo; e C, de calor, prevenir e tratar a hipotermia.
Durante o curso houve a integração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Exército, Marinha do Brasil, Guarda Municipal (GM), Polícia Civil (PC) e Polícia Penal.