PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (271 palavras)

Maravilha: Bombeiros Militares treinam em prédio de 18 metros de altura



Os Bombeiros Militares de Maravilha, no Oeste catarinense, realizaram um treinamento para aperfeiçoar as técnicas de resgate e salvamento em altura dos Bombeiros Comunitários e efetivo Militar, que atuam na região.  A atividade foi realizada no sábado (12/05), em um prédio em construção de aproximadamente 18 metros de altura, no Centro da cidade. No total, 21 Bombeiros Comunitários foram capacitados por cinco Militares.


O Tenente João Emiliano de Moura Silva Miranda, explica que os Bombeiros Comunitários não atuam diretamente nas ocorrências, mas precisam ter o conhecimento para poder ajudar as guarnições, caso seja necessário.

“Normalmente, os Bombeiros Militares têm a capacitação neste tipo de intervenção para salvar as vítimas numa situação de perigo em altura Porém, é importante os Bombeiros Comunitários conhecerem os procedimentos corretos para auxiliarem em caso de ocorrências desta natureza”, destaca.

Para a Bombeira Comunitária Emili Zanini, a atividade ajudou a esclarecer algumas dúvidas e mostrar na prática como é feito um salvamento em altura. “É sempre importante sabermos como agir, enquanto guarnição, quando necessário. Além disso, o treinamento proporciona a interação entre toda a equipe”, comenta.

De acordo com o Tenente Moura, as técnicas de salvamento em altura aplicadas foram:

 

Subida no plano vertical com ascensor: Em vez de descer um prédio usando a técnica do rapel, este procedimento consiste em subir o plano vertical utilizando ascensores.

 


Rapel guiado: Situações em que não há possibilidade do Bombeiro descer na vertical, então ele desce na diagonal com um cabo guia.


Salvamento de vítima com rapel: Simulação de vítima que precisou ser resgatada de um prédio.

 

Créditos: BC Cleiton C. Ferrasso - 3ª CIA/12º BBM.

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193