PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (575 palavras)

MAJOR VIEIRA E MONTE CASTELO REALIZAM TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA OPERACIONAL PARA FUTUROS BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

No último sábado, 10, teve início o Treinamento de Resistência Operacional (TRO) para 33 futuros bombeiros comunitários que estão em reta final de formação no Curso de Bombeiro Comunitário (CBC). A parceria feita entre os quartéis de Major Vieira e de Monte Castelo possibilitou momentos memoráveis na vida dos alunos.  



O treinamento, que tem por objetivo levar os alunos à exaustão e repassar em oficinas práticas tudo que já foi visto ao longo do curso, é a última etapa das aulas. Ambas as turmas já estão com a data das formaturas marcadas, restando apenas a fase do estágio dos futuros bombeiros comunitários que atuarão nas suas respectivas cidades. 

Ninguém volta o mesmo depois de tamanho desafio. Mas todos voltam melhores. Foram horas de treinamento, testando não somente o físico, mas também o emocional dos participantes. Foram realizadas diversas oficinas, as quais foram antecedidas por um trajeto de marcha de aproximadamente 11 quilômetros, que foi feita a pé pelos alunos que estavam carregando suas respectivas mochilas. 



No local os alunos foram divididos em equipes para a realização das oficinas, sendo elas: APH (Atendimento Pré-Hospitalar) com a utilização de meios de fortuna, pista de orientação com a utilização de bússolas, pista de cordas (nós e amarrações), oficina de combate a incêndio florestal, casa de fumaça, confessionário (prova que visa trabalhar o psicológico do futuro profissional), montagem de acampamento, preparação de alimentação em meio a mata, pista de orientação noturna - passando por lugares de difícil acesso, oficina de atendimento de ocorrência com produtos perigosos, finalizando com uma oficina que visava trabalhar os sentidos dos alunos, audição, tato e olfato.

Nessa última oficina, os participantes eram guiados inicialmente pelos seus cangas (companheiros de acampamento) recebendo comandos feitos por um apito, uma vez que o aluno tinha que passar pela pista de rastejo na lama estando vendado, em seguida, após concluir essa etapa, o aluno recebia em mãos objetos, materiais e equipamentos comuns nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMSC, sendo que este deveria adivinhar quais objetos eram. Por fim, a última etapa trabalhava o olfato, ainda vendados tinham que identificar os produtos por meio do cheiro, sendo combustíveis, produtos químicos e outros.



O final do treinamento ficou marcado pelo emocionante reencontro dos alunos com seus familiares, que após retornarem para a cidade de Major Vieira, tiveram ainda uma última marcha até o local de encerramento, esta destacada pela vibração dos participantes que mesmo após tamanho desgaste físico e mental estavam imbuídos em concluir a missão. Durante o discurso final de encerramento os participantes foram surpreendidos pela presença de seus familiares e amigos, encerrando as atividades com um almoço de confraternização.

Créditos:
Texto: sargento Edson Antochescki e soldado Magno Lopes de Medeiros
Imagens: Divulgação CBMSC/Major Vieira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193