A alta temporada da Operação Veraneio, realizada pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), em Criciúma, finalizou no domingo, 26. A partir desta semana, os guarda-vidas passam a atender nos principais postos do Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
Foram cerca de três meses de trabalho intenso nas praias do Extremo Sul. Até esse domingo, o 4º BBM realizou 550 mil prevenções a afogamento. "Nosso grande trabalho está em prevenir o afogamento. Contamos com mais de 200 pessoas nesta temporada trabalhando ativamente em orientar o banhista e chamar atenção, indicando o local mais adequado para o banho de mar", explica o subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes.
São 80 quilômetros de responsabilidade do Batalhão, e o evento adverso registrado nesta temporada foi o aumento de águas-vivas. Os guarda-vidas atenderam a 16 mil lesões causadas pelas águas-vivas. "Foi o primeiro ano pós-pandemia, esse pode ser um motivo pelo aumento de lesões, porque as pessoas voltaram a procurar as praias, tivemos um aumento de banhistas em toda a orla", afirma o subcomandante.
A partir desta semana os guarda-vidas estarão nos principais postos de cada praia, ou seja, aquele próximo ao centro ou nas principais entradas da orla. "Segue o nosso reforço para que os banhistas procurem ficar próximo ao posto. Além disso, escute a orientação do guarda-vida, que indica o local mais adequado para o banho", acrescenta o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
Vale ressaltar que os banhistas poderão observar a partir desta semana a bandeira preta fixada nos postos de guarda-vidas, significando que aquele local está com o serviço de salvamento aquático desativado.