Mais de 100 bombeiros militares passaram por treinamento de deslizamento de terra, com mais de 8 horas de duração

As Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estiveram reunidas, entre a tarde da última segunda-feira, 17, e a manhã desta terça, 18, em Criciúma, para um treinamento com mais de oito horas de duração, simulando um deslizamento de terra, trazendo o mais próximo das dificuldades que podem ser encontradas no dia a dia.

18 06 SimuladoCriciuma4

“Nós conseguimos dar todo o apoio de logística necessário, todo o estudo para que o simulado de operação saísse como o esperado“, destacou o Major Henrique Piovesan, subcomandante do 4º Batalhão Bombeiro Militar, da cidade de Criciúma, responsável pela organização do evento.

O exercício simulou uma possível situação real, envolvendo um acidente veicular, seguido de um deslizamento de terra, com sete possíveis vítimas soterradas. No local foi montado o sistema de comando de operações (SCO) e também funcionou o Auto Posto de Comando (APC), que é uma unidade móvel e permite o acompanhamento da operação e gerenciamento da situação com a tecnologia necessária.

“O simulado existe para que possamos avaliar, com calma, aquilo que precisamos aprimorar para uma situação real”, explicou o coordenador das Forças-Tarefa, Tenente Coronel Walter Parizotto.

Participaram desta simulação, profissionais dos seguintes Batalhões Bombeiro Militar: 5º BBM, de Lages; 10º BBM, de São José; 12º BBM, de São Miguel do Oeste, 13º BBM, de Balneário Camboriú; 14º BBM, de Xanxerê, além do 4º BBM, de Criciúma. O evento também contou com a presença de profissionais da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

18 06 SimuladoCriciuma5

Ao todo foram mais de 100 bombeiros militares envolvidos. Os coronéis Charles Vieira e Ricardo Steil, Comandante e Subcomandante-Geral também acompanharam o evento, que se estendeu pela madrugada.

Os Bombeiros Militares que atuam nas FTs possuem especialização para atendimento em grandes desastres naturais, além de calamidades públicas e grandes acidentes. As equipes são acionadas quando a capacidade de atendimento da ocorrência é ultrapassada. As FTs são autossuficientes e possuem todo o material necessário para o desdobramento da operação, além de alimentação e equipamentos próprios e específicos.

18 06 SimuladoCriciuma2

Hoje SC possui 14 Forças-Tarefa, com 274 bombeiros militares, de diversas regiões do estado e são subordinadas ao Subcomando-Geral, responsável pela parte operacional da corporação.

“Essas equipes foram criadas a partir de uma demanda de desastre natural, que acaba sendo recorrente, característica do clima de Santa Catarina, por isso estes simulados são muito importantes, já que aprimoram cada vez mais a capacidade dos nossos profissionais e os deixam preparados para situações reais, tornando a corporação referência neste tipo de atendimento”, destacou o Subcomandante-Geral.

18 06 SimuladoCriciuma3

Informações: Manuela Silva, estagiária de Jornalismo do 4°BBM