PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (696 palavras)

MAIO AMARELO: CBMSC REFORÇA AÇÕES PREVENTIVAS PARA QUE SE EVITEM ACIDENTES DE TRÂNSITO

No mês de maio o alerta é para a prevenção aos acidentes de trânsito. Considerado o mês amarelo, as ações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) são voltadas para os cuidados na área de Resgate Veicular.  



Acidentes são evitáveis

Os acidentes de trânsito são considerados um problema complexo de saúde pública, uma vez que estão entre as principais causas de morte. Além dos óbitos, também há as lesões, impactando os serviços públicos de emergência, assistência especializada, reabilitação física, psicológica, entre outras áreas.

Inclusive, a nomenclatura no Brasil está sendo modificada de acidente para sinistro, uma vez que eles podem ser evitados.



"A Coordenadoria de Resgate Veicular percebeu ao longo dos anos que os acidentes são causados em grande parte por imprudência, como o uso de álcool associado à direção, excesso de velocidade, desrespeito à legislação e a falta de uso dos equipamentos de segurança, tais como: cintos, cadeirinhas e assentos de elevação para crianças, capacetes por motociclistas e o uso do celular pelos condutores", indica o major Bruno Azevedo Lisboa, presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).


Dados alarmantes

Dados extraídos do Boletim Epidemiológico Barriga Verde, desenvolvido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, indicam que os acidentes de trânsito causam aproximadamente 1,3 milhão de mortes e e cerca de 500 milhões de feridos por ano, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Hoje o Brasil é o quinto país com maior número de mortes por sinistros de trânsito, acidentes que poderiam ser evitados. Estima-se que são cerca de 40 mil óbitos por ano e considerando os feridos graves são mais de 150 mil vítimas.

No estado de Santa Catarina entre 2010 e 2020 foram registrados 18.275 óbitos por essa causa, sendo, que 80,5% destas mortes foram pessoas do sexo masculino, ou seja, no trânsito catarinense morrem quatro homens para cada mulher. As maiores taxas de mortalidade foram registradas nas regiões catarinenses do Meio Oeste, Serra e Alto Vale do Itajaí. A faixa etária das vítimas foi principalmente de 20 a 59 anos.


Dicas de prevenção

Veja algumas dicas da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC e evite acidentes:

- use sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás;

- mantenha em dia a revisão do veículo, principalmente antes de viajar;

- não utilize o celular ao dirigir;

- mantenha-se dentro do limite de velocidade;

- redobre a atenção nos dias de chuva;

- bebês até um ano devem utilizar bebê conforto, entre 1 e 4 anos a cadeirinha e entre 4 e 7 anos e meio o assento de elevação;

- conheça a legislação de trânsito;

- descanse antes de viagens longas e faça pausas pelo caminho;

- jamais dirija se beber;

- procure não transportar itens soltos dentro do veículo, principalmente malas, bolsas e mochilas;

- cuidado ao transportar pets, eles devem estar presos com guias que acoplem ao cinto de segurança ou em caixas transportadoras. Além disso, eles não podem transitar com a cabeça para fora da janela.


Bombeiros Militares em constante atualização

Para que os bombeiros militares possam estar em constante aprendizado para atender a população com qualidade e segurança, passando ainda por revisão de técnicas já aprendidas, a Diretoria de Instrução e Ensino realiza as Instruções de Manutenção, esta edição será a Instrução de Manutenção de Resgate Veicular 2023, que terá aula inaugural dia 22 de maio.



Os bombeiros aprenderão sobre elementos estruturais de um automóvel, além dos procedimentos para atuação em veículos elétricos ou híbridos que podem tornar o resgate ainda mais desafiador. 


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC e Diretoria de Instrução e Ensino
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193