Lançamento Oficial da Operação Veraneio 2015/2016 em Florianópolis

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

Está lançada oficialmente a partir desta quarta-feira (16/12) a Operação Veraneio 2015/2016, que prevê reforços nos serviços de segurança, com foco nos balneários e destinos turísticos. Uma cerimônia conjunta envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias marcou a ocasião, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis.

Nesta temporada o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) contará com um reforço de 300 Guarda-Vidas Militares e 1362 Guarda-Vidas Civis em 337 postos. Serão 175 balneários protegidos entre praias (560 km de litoral: de Itapoá a Passo de Torres, 280 km de faixa de areia monitorada), represas, estâncias hidrominerais e rios (37 cidades). São utilizadas 53 embarcações, 43 motonáutica, 48 quadriciclos, 2 aviões e 2 helicópteros.

A pré-temporada teve início em 1° de outubro, e vai até 20 de dezembro 2015. Neste período os postos são ocupados gradativamente, com seu ápice (alta temporada) no período de dezembro a março. Após, ocorre a desmobilização gradativa dos postos.

Também é realizado em diversas praias o Projeto Golfinho: que ensina as crianças e adolescentes sobre os eventuais riscos oferecidos pelo mar, orientando quanto a utilização segura das praias.

Temporada do último ano: redução histórica de afogamentos

Foram registrados quatro óbitos por afogamento em áreas monitoradas por guarda-vidas entre o início da operação em outubro do ano passado e 15 de março de 2015 - número pelo menos quatro vezes menor do que o registrado no mesmo período da operação anterior, quando foram 18 vítimas.

A queda no número de registros deu-se, segundo o Comandante-Geral da Corporação Coronel BM Onir Mocellin, em virtude do esforço do Governo do Estado para a operacionalização do Serviço de Salvamento Aquático, com investimentos em novas embarcações e materiais da área, e a atuação estratégica dos guarda-vidas nas ações de prevenção. Mais de 3,9 milhões de abordagens de banhistas em situação de risco foram realizadas no período, impedindo que banhistas viessem a se tornar vítimas de afogamento.

O Governador do Estado, Raimundo Colombo, fez o uso da palavra na cerimônia realizada no CEBM e relembrou o esforço e o empenho necessários das equipes comprometidas com a segurança, reforçada no litoral e destinos turísticos: “enquanto muitas famílias aproveitam o justo momento de lazer e descanso, nossos profissionais trabalham em dobro para garantir a tranquilidade”.

Assinatura do decreto de majoração de diárias

Na ocasião o Governador e o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, assinaram o decreto que eleva o piso dos valores das diárias para R$ 156,00 durante o período da Operação Veraneio.

Também prestigiaram a ocasião o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello; o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Paulo Henrique Hemm; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Delegado Artur Nitz; o Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícia, Perito Miguel Acir Colzani; oficiais, praças e imprensa.

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques