ITAJAÍ REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

No último dia 15, foi realizada uma palestra de prevenção ao suicídio no 7º Batalhão De Bombeiros Militar (7ºBBM), com sede em Itajaí.

Considerando as ações do Setembro Amarelo, o objetivo principal da palestra foi a prevenção ao suicídio. O palestrante, tenente Jean Abilio Silva, chefe do serviço de psicologia da Diretoria e Promoção Social da Corporação, graduado e mestre em psicologa e abordador técnico em tentativas de suicídios pelo CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo), citou exemplos e focou em como identificar se nosso colega de trabalho está sob risco de suicídio e como podemos dar o suporte adequado.

Dentre os assuntos abordados, pode-se destacar:

- Algumas características comuns demonstradas são: irritabilidade, reatividade, isolamento, comportamentos mal adaptativo, por vezes até o colega fala que esta com problemas ou até mesmo que tem intenção em realizar o suicídio.

- Ao identificar que um colega está com problema devemos acolhê-lo e resguardá-lo. Neste momento, realizo uma escuta ativa e ouço sem julgamentos. Entender os sentimentos da pessoa com empatia. Demonstrar preocupação e que está disponível. Não realizar essa abordagem em público, pois isso pode constranger o colega.

- Identificar fatores estressores e fatores de proteção do colega. Fatores de proteção são aspectos que o colega gosta e que fazem que ele tenha interesse na vida e evitar aqueles fatores que trazem estresse para ele.

- Ao identificar que o colega está nessa situação cientificar a família e encaminhá-lo para assistência de saúde da Corporação, se for necessário.

A comandante interina do 7º BBM, major Priscila Casagrande, agradeceu imensamente a disponibilidade do tenente Jean em trazer esse assunto para o efetivo e destacou: "O suicídio tem muitos tabus, mas tenho certeza que essa palestra ajudará muito a prevenir o suicídio e melhorará a relação entre as equipes e o clima organizacional, considerando as orientações para reconhecer os sinais de alerta e o oferecimento de apoio. Além disso, oportuniza aos colegas conversarem sobre esse assunto favorecendo o desabafo e contribuindo com a prevenção".

Ao todo participaram da palestra 108 pessoas, sendo 43 presenciais e 65 ao vivo.
Assista ao vídeo completo da palestra aqui.

Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí