No último dia 15, foi realizada uma palestra de prevenção ao suicídio no 7º Batalhão De Bombeiros Militar (7ºBBM), com sede em Itajaí.
Considerando as ações do Setembro Amarelo, o objetivo principal da palestra foi a prevenção ao suicídio. O palestrante, tenente Jean Abilio Silva, chefe do serviço de psicologia da Diretoria e Promoção Social da Corporação, graduado e mestre em psicologa e abordador técnico em tentativas de suicídios pelo CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo), citou exemplos e focou em como identificar se nosso colega de trabalho está sob risco de suicídio e como podemos dar o suporte adequado.
Dentre os assuntos abordados, pode-se destacar:
- Algumas características comuns demonstradas são: irritabilidade, reatividade, isolamento, comportamentos mal adaptativo, por vezes até o colega fala que esta com problemas ou até mesmo que tem intenção em realizar o suicídio.
- Ao identificar que um colega está com problema devemos acolhê-lo e resguardá-lo. Neste momento, realizo uma escuta ativa e ouço sem julgamentos. Entender os sentimentos da pessoa com empatia. Demonstrar preocupação e que está disponível. Não realizar essa abordagem em público, pois isso pode constranger o colega.
- Identificar fatores estressores e fatores de proteção do colega. Fatores de proteção são aspectos que o colega gosta e que fazem que ele tenha interesse na vida e evitar aqueles fatores que trazem estresse para ele.
- Ao identificar que o colega está nessa situação cientificar a família e encaminhá-lo para assistência de saúde da Corporação, se for necessário.
A comandante interina do 7º BBM, major Priscila Casagrande, agradeceu imensamente a disponibilidade do tenente Jean em trazer esse assunto para o efetivo e destacou: "O suicídio tem muitos tabus, mas tenho certeza que essa palestra ajudará muito a prevenir o suicídio e melhorará a relação entre as equipes e o clima organizacional, considerando as orientações para reconhecer os sinais de alerta e o oferecimento de apoio. Além disso, oportuniza aos colegas conversarem sobre esse assunto favorecendo o desabafo e contribuindo com a prevenção".
Ao todo participaram da palestra 108 pessoas, sendo 43 presenciais e 65 ao vivo.
Assista ao vídeo completo da palestra aqui.
Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina