PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (517 palavras)

IDENTIFICADA OCORRÊNCIA DE BACKDRAFT E EXPLOSÃO EM PERÍCIA DE INCÊNDIO EM INDÚSTRIA QUÍMICA EM XANXERÊ

Foi finalizada pela equipe de investigação de incêndios do 14º Batalhão de Bombeiros Militar (14ºBBM) a perícia de incêndio de 12 de março de 2023 em indústria de produtos químicos em Xanxerê.  

As investigações foram realizadas por peritos do CBMSC, perito da Polícia Científica (que ainda não concluiu o seu laudo pericial), especialistas em produtos químicos e contou ainda com importante contribuição de estudo técnico realizado pela equipe do Laboratório de Ciências do Fogo do CBMSC.



Através da observação do local e do entendimento do comportamento dos fenômenos do fogo, ratificados pelos testemunhos da vigilante da empresa que se encontrava no local na hora do incêndio e também da equipe de plantão do CBMSC que atendeu ao sinistro foi possível chegar a zona de origem do incêndio e também ao foco inicial. A zona de origem ficou identificada como o pavilhão de fundos da indústria e o foco inicial como sendo a área de armazenamento de um produto químico.



Segundo a investigação, na fase inicial o incêndio aconteceu de forma lenta, com uma queima incompleta dos combustíveis disponíveis no local. Contudo, o ambiente, que estava quente pela temperatura do dia e por falta de ventilação no local, foi gradativamente ficando com a temperatura mais elevada pela concentração dos gases aquecidos. Então, com a chegada da equipe de plantão, que abriu a porta e proporcionou uma entrada repentina do comburente no ambiente, os gases superaquecidos queimaram abruptamente, caracterizando o fenômeno do backdraft. Com isso, houve um deslocamento de ar e a propagação do fogo para toda a zona de origem. Logo após, houve uma grande explosão. Foi quando o fogo atingiu o depósito de materiais controlados de alto poder inflamável que estavam ao lado do foco inicial do incêndio original. Esta explosão, causou grande destruição nas imediações e deu grande proporção ao incêndio, de forma a somente ser possível o final do combate mais de 8 horas depois. Felizmente os bombeiros não se encontravam mais na zona de origem nesta explosão, não restando ninguém ferido.



Devido aos fenômenos observados, o foco inicial foi bastante afetado e não pode ser identificado com precisão qual o agente ígneo para o início do incêndio. Mas um relatório feito pelo Laboratório de Ciências do Fogo do CBMSC aponta algumas hipóteses da causa do foco do incêndio. Segundo o relatório, um produto químico deve ter reagido com outros materiais ou então se decomposto para produzir a chama inicial do incêndio. Ainda, aponta sobre a necessidade de cuidados, pois geralmente não é um fator isolado, mas a soma de falhas que resultando em um acidente final.

Créditos:
Texto: major Ismael Mateus Piva
Imagens: Divulgação CBMSC/Xanxerê
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193