Içara,Tijucas e Fraiburgo: Semana de Prevenção mobiliza quartéis

Em todo estado, o Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho, é lembrado com uma vasta programação de prevenção às comunidades que dura a semana inteira. Bombeiros Militares, em parceria com Comunitários e instituições civis, se mobilizam em ações de orientação à população sobre cuidados com acidentes de trânsito, com instalações elétricas e de gás. Muitas vezes, estas orientações acontecem na casa das pessoas, em visitas que os bombeiros fazem para vistoriar os locais e indicar quais as ações mais seguras a serem adotadas. Estas visitas são conhecidas como Operação Alerta Vermelho.

OBM de IÇARA

Ao longo da semana os bombeiros do quartel de Içara visitaram mais de 150 residências do município. A intenção foi orientar os moradores com relação ao risco do uso inadequado das instalações elétricas, botijões e mangueiras de gás nas residências.

Já na última terça-feira (4/7), foi realizado um simulado de saída de local de risco ou saída de emergência, na Escola Estadual Maria da Glória, onde cerca de 400 crianças e adolescentes receberam orientações de como agir em caso de incêndio na edificação e a sair dela de forma mais segura possível.

“A ideia do simulado surgiu no Projeto Mais Educação. Os alunos procuraram a direção da escola e entramos em contato com os bombeiros em busca de uma atividade que pudesse auxiliar os alunos. Agradecemos pela oportunidade”, disse a diretora da escola, Giziane dos Santos Ranthum.

Para a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes. “Esta foi a primeira experiência em uma escola estadual em Içara. Foi positiva. Agora vamos tentar levar para outras escolas”.

Veja algumas fotos dos eventos:

OBM de TIJUCAS

A exemplo das demais unidades do estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Tijucas também se imbuiu de diversas atividades que visam integrar e orientar as comunidades, para torná-las mais seguras e cientes de suas ações de prevenção.

Na segunda-feira (3/7), foram entregues mais de 500 peças de roupas para a ação social do município, oriundas da campanha do agasalho 2017, organizada pelo Corpo de Bombeiros Miltiar em parceria com instituições sociais.

Já na terça-feira (4/7), os Bombeiros foram convidados para participar das festividades do colégio Dom Bosco em Tijucas, onde todos os anos, as mais de 300 crianças homenageiam nossos bravos soldados com cartazes, teatro e presentes.

Durante a tarde, a equipe da Seção de Instrução e Ensino do quartel participou de palestra e simulado de evacuação na empresa Via América, na cidade de Canelinha.

Na quinta-feira (6/7), foi hora do quartel abrir as portas à comunidade, na 2ª Edição do evento “Bombeiros de Portas Abertas”. Na ocasião, mais de 400 crianças de colégios da região, além da comunidade local, participaram de atividades e brincadeiras. Foram realizadas atividades como tirolesa, manuseio de mangueiras de combate a incêndio, atividades com o cão em treinamento “Hero”, e até mesmo a demosntração de imobilização e condução de vítimas.

Já fora do quartel, as guarnições de serviço estavam desenvolvendo atividades de prevenção e orientação em residências, no programa “Alerta vermelho”. Mais de 150 residências foram vistoriadas e os moradores foram orientados quanto ao uso correto do gás de cozinha e verificação das condições da rede elétrica, bem como, as formas de acionamento dos Bombeiros através do telefone de emergência 193.

O encerramento da semana ocorreu em grande estilo, com a aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim, onde 30 crianças de 09 a 12 anos puderam, juntamente com seus pais, visitar o quartel e conhecer as atividades feitas pelos bombeiros. As aulas serão todos os sábados, até a segunda semana de setembro. O curso compreende aulas sobre cidadania, trânsito, meio ambiente, prevenção de incêndios e acidentes e primeiros socorros.

Depois de uma semana cheia de atividades Bombeiros e sociedade brindaram mais uma Semana Nacional de Prevenção de Incêndios com um delicioso café da manhã.

Veja algumas fotos dos eventos:

Créditos: Luiz Carlos Veronezi

OBM DE FRAIBURGO

Do dia 2 ao dia 8 de julho, mais de 100 famílias foram visitadas e instruídas quanto ao uso uso de gás em suas residências. Nas escolas, as ações preventivas foram realizadas através de palestras destinadas ao público infantil, tratando sobre cuidados para evitar acidentes domésticos.

No Centro da cidade, foi realizada demonstração e instrução de técnicas de Salvamento em Altura, colocando na prática, os conhecimentos teóricos que vêm sendo aprimorados pelos Bombeiros Militares em cursos realizados. A atividade prática também teve por objetivos instruir os Bombeiros Comunitários que almejam ascenderem a promoções. A Instrução prática oportunizou ainda a integração entre os bombeiros das cidades de Fraiburgo, Lebon Régis e Monte Carlo.

Por fim, a Operação Alerta Vermelho na cidade de Fraiburgo, finalizou com instrução de Salvamento Aquático para o Curso de Formação de Bombeiros Mirins.

O comando do 2º/3ª/2ºBBM, agradece e parabeniza os bombeiros envolvidos nas atividades pela data e pelo comprometimento em especial, ao efetivo de Fraiburgo e aos seguintes Bombeiros Militares: Sargento BM Amílton, Sargento BM Gilmar, Cabo BM Adriano, Soldado BM Gamba, Soldado BM Panatta, Soldado BM De Bem e Soldado BM Lorenci.

Texto: 2º Ten BM Rafael Manoel José

Fotos: Sd BM Delezu, Sd BM Panatta, Sd BM Lorenci (2º/3ª/2ºBBM)