Guaraciaba realiza simulado de acidente de trânsito

Em alusão a Semana Nacional do trânsito e aniversário do CBMSC, que nesse dia 26 de setembro completou 91 anos, foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Guaraciaba, juntamente com o Conselho Municipal de Trânsito do município, um simulado de atendimento de acidente de trânsito. O objetivo era de estimular a sociedade em reavaliar atitudes no trânsito, através de um acidente simulado no centro da cidade.

A demonstração visou chamar atenção da população sobre as graves consequências dos acidentes trânsito, da necessidade de respeitar as regras de circulação e as causas dos acidentes.

Além disso, demonstrar as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros, as técnicas empregadas no combate a incêndio, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar através dos primeiros socorros, que foram as atividades demonstradas no simulado.

Durante a atividade, a guarnição foi acionada para atender o acidente de trânsito em frente a Prefeitura Municipal, centro do município, envolvendo dois veículos, com início de um principio de incêndio em um dos automóveis, vazamento de combustível e dois ocupantes no mesmo sendo que um ocupante preso as ferragens. No outro veículo um ocupante ferido e desencarcerado, totalizando três vítimas. Foi realizado os protocolos padrões de atendimento, bem como fosse em ocorrência real do cotidiano, trazendo à tona toda a importância de um trânsito seguro.

Após acionamento da guarnição de serviço de plantão, através do telefone de emergência 193, foi deslocada até o local da ocorrência. Durante o deslocamento foi ligado os sinalizadores sonoros e luminosos, para que os veículos dessem preferência de passagem as viaturas. Ainda, no deslocamento, além de levantar mais informações repassadas pela central de operações, a guarnição coloca os, equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacete, luvas, botas, coletes, casacos e calças especiais para os diferentes tipos de ocorrência.

A intenção era colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, integrando ações de boas maneiras entre condutores e pedestres.

Créditos: Sargento BM Silvestre – Comandante da OBM de Guaraciaba