Durante a madrugada de 7 de novembro o município de São Domingos sofreu com o grande volume de chuva que assolou Santa Catarina, o que acabou por acarretar em uma rápida elevação do rio que corta a cidade e alguns pontos com enxurradas. Cerca de 16 pessoas foram resgatadas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
O comandante local, 3° sargento César Eduardo de Oliveira, esteve à frente dos trabalhos e informou que entre 23h e 1h30 da madrugada foram atendidas 8 ocorrências nos bairros Centro, São José, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e Ari Bortoli, os mais atingidos pela tragédia. Além da equipe do corpo de bombeiros que estava de serviço na data, bombeiros militares e comunitários de folga também auxiliaram na operação.
Na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, o município de São Domingos declarou situação de emergência. Segundo a prefeitura, "as chuvas intensas iniciaram por volta das 22:00h e durou cerca de três horas, deixando um rastro de destruição, pontes foram levadas pela força da água, estradas ficaram sem condições de trafegabilidade, casas inundadas pela força da chuva e do barro. Moradores, comerciantes e agricultores relatam perdas significativas devido à inundação e danos em propriedades".
Além do atendimento das ocorrências, o CBMSC também auxiliou na limpeza de algumas vias que ficaram obstruídas pela lama e destroços.