PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (643 palavras)

Governador abre oficialmente a Operação Veraneio 2017/2018

 

 

 

 

 

Em solenidade nesta tarde (18/12), no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, o Governador do Estado, Raimundo Colombo, abriu oficialmente a Operação Veraneio 2017/2018. Reunindo profissionais de todas as forças da segurança pública, a Operação é a maior do estado em tempo de duração e na disponibilidade de efetivo. O objetivo é garantir que turistas e catarinenses possam desfrutar com segurança e comodidade das belezas naturais do estado, já que, em muitas cidades litorâneas e sedes de balneários, o número populacional chega a triplicar com a demanda de veranistas nos meses mais quentes do ano.

 

 

Toda a Operação Veraneio tem duração de 78 dias, abrangendo 61 municípios, sendo 29 os municípios de praias ou balneários e outras 32 cidades com características turísticas que também demandam de efetivo das forças de segurança pública para melhor atendimento às pessoas. No total, são empregados cerca de 10.500 profissionais de todas as forças da segurança pública, entre Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil, Instituto Geral de Perícias e do Detran. O número representa um incremento de 25% com relação ao ano anterior, em virtude do incremento de novos profissionais recentemente formados. Somente de guarda-vidas civis contratados são 1.500 profissionais.

 

 

Durante a solenidade, foi destacado o Projeto Acessibilidade do Corpo de Bombeiros Militar que, com uso de cadeiras especiais, possibilita o banho de mar a pessoas deficientes ou com dificuldades de locomoção. Outra novidade deste ano, é o benefício concedido aos guarda-vidas civis que passam a contar com seguro de vida em caso de acidentes durante o serviço.

 

 

 O grupamento Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar foi criado recentemente e passará a atuar na Operação Veraneio como forma preventiva de crimes e delitos nas rodovias do estado. Com treinamento próprio e portando armamentos específicos, os profissionais serão empregados em locais e áreas já mapeados onde a criminalidade tem alta incidência.

 

 

 

 Em discurso, o secretário de estado de Turismo Esporte e Cultura, Leonel Pavan, disse que além das belezas naturais, os bons índices na segurança pública catarinense se tornam um atrativo essencial no número de turistas que escolhem Santa Catarina como opção para momentos de férias e lazer.

 

 

 

 Também enfatizando os bons índices na área, o secretário de estado da Segurança Pública, promotor César Augusto Grubba, disse que os números do turismo catarinense tem se tornado imbatíveis ao longo dos anos. Ele citou o mapa turístico brasileiro que mostra que, dos 295 municípios catarinenses, 184 foram apontados como sendo cidades com destinos turísticos. Destes, 3 municípios figuram com nota máxima no índice, sendo Bombinhas, Balneário Camboriú e Florianópolis. “Por isso, além das belezas naturais, da gastronomia e da qualidade dos serviços, a segurança pública também deve servir como atrativo turístico. Sem estes bons índices, nenhum fluxo positivo se sustentaria em nosso estado”, disse.

 

 

 

O Governador Raimundo Colombo fechou o ciclo de falas apontando a importância da parceria firmada com a Polícia de Missiones na Argentina que, por meio de convênio cederá policiais que passarão a atuar nas principais praias e balneários com elevada demanda de turistas argentinos. Estimativas apontam que cerca de 1,5 milhão de argentinos deverão circular pelo estado na atual temporada. Colombo também destacou o empenho dos profissionais da segurança pública como quesito fundamental para a construção de uma imagem turística positiva para o estado. “Santa Catarina é o que é, com os resultados positivos que tem,  porque cada um dos profissionais que aqui está apresenta o seu melhor no desempenho de suas funções”, finalizou.

 

 

Toda a Operação Veraneio acontece entre 5/10/2017 e 16/04/2018, sendo dividida em:

Baixa Temporada: Entre os dias 6/10/2017 e 14/12/2017; Alta Temporada: de 15/12/2017 a 04/03/2018 e Pós Temporada: entre 5/03/2018 e 15/04/2018.

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193