CBMSC e comunidade fazem planejamento estratégico 2017-2030

Pensar no futuro do Corpo de Bombeiros Militar e projetar a instituição para as próximas décadas, foram os objetivos da reunião que traçou as metas do Planejamento Estratégico 2017-2030 do Corpo de Bombeiros Militar, na Câmara de Vereadores de Itajaí, no último dia 29.

Em conjunto com a comunidade e o efetivo militar, os gestores direcionaram as ações do Planejamento Estratégico com foco na qualidade do atendimento prestado à população catarinense.

Importante frisar, que a reunião na Câmara de Vereadores de Itajaí, que culminou com o lançamento do Planejamento Estratégico 2017-20130 do Corpo de Bombeiros MIlitar, foi a última, de vários debates e trocas de ideias já realizadas em outros encontros ao longo do ano, em vários Batalhões do Estado.

Dessa forma, o Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar foi desenhado a muitas mãos e sob vários eixos centrais, como Atendimento de Emergências, Serviços de Atividades Técnicas, que englobam a orientação, vistorias e fiscalização da segurança de edificações, Programas Sociais, como Projeto Golfinho, Bombeiro Comunitário, Alerta Vermelho, entre outros, Guarda Vidas, como atividade de prevenção em praias e balneários entre outras vertentes e temáticas.

De acordo com o Coronel Onir Mocellin, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, é importante que todo o efetivo conheça a Missão, Visão e Valores da Corporação, os quais foram finalizados na última semana. “Dessa forma, os Bombeiros Militares poderão trabalhar motivados a alcançar os preceitos traçados em conjunto, pela instituição”.

Missão Visão e Valores

O Corpo de Bombeiros Militar do estado de Santa Catarina (CBMSC) busca ser uma corporação sustentável, inovadora e empreendedora, atuando com eficiência, eficácia e efetividade, em todos os seus processos e, em especial, no aprimoramento técnico-profissional do seu capital humano, para preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.

Preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

VISÃO
Ser uma Corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviços de bombeiro, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.

Ética e probidade;
Comprometimento;
Profissionalismo;
Espirito de corpo; e
Abnegação.

ÉTICA E PROBIDADE - Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pelo constante aprimoramento técnico, pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.

COMPROMETIMENTO – compromisso de honra, no qual afirma a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres como Bombeiro Militar, manifestando sua firme disposição para com os objetivos e princípios da instituição, traduzido pelo fiel cumprimento da hierarquia e disciplina e o anseio de bem servir a sociedade.

PROFISSIONALISMO - é um compromisso de vida com a competência, excelência, valores honráveis, padrões de conduta e determinação com a tarefa Bombeiro Militar, de bem servir a sociedade.

ESPÍRITO DE CORPO - É o grau de coesão do efetivo e de camaradagem entre seus integrantes, traduzido como o resultado de um esforço conjunto em prol da sociedade.

ABNEGAÇÃO – iniciativa de agir no cumprimento do dever, renunciando a própria vontade, com coragem, sacrifício e mesmo com risco à própria vida.

Outros valores importantes para a Corporação

CREDIBILIDADE – trabalho pautado em transparência e honestidade, honrando o compromisso de bem servir à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade.

CORAGEM - Possuir a capacidade e a iniciativa de agir no cumprimento de dever em situações extremas, ainda que com risco à própria vida.

SOLIDARIEDADE - Ser solidário não é simplesmente ajudar. É se envolver, se dedicar a trabalhos que tragam benefícios à sociedade.

Para redigir a tríade, Missão, Visão e Valores, forma traçados os seguintes objetivos estratégicos

SOCIEDADE

- Ampliar a segurança pública com ações preventivas contra incêndios e incidentes a todo território catarinense;

GESTÃO E PROCESSO

- Fortalecer a presença do CBMSC no estado de Santa Catarina;

- Modernizar e inovar a gestão operacional e administrativa;

CAPITAL HUMANO

- Desenvolver a excelência na formação e capacitação dos Bombeiros;

- Priorizar a saúde, condições favoráveis de trabalho e qualidade de vida dos profissionais da corporação;

RECURSOS SUSTENTÁVEIS

- Proporcionar a sustentabilidade financeira da corporação, para manutenção e ampliação dos serviços preventivos e de socorros.

Foram apontados os seguintes fatores:

- Efetivo adequado;

- Equipamentos e Materiais adequados;

- Viaturas operacionais - ágeis, compatíveis com o terreno e com a natureza do evento;

- Capacitação do efetivo;

- Valorização do público interno;

- Recursos Orçamentários e Financeiros;

- Atividade Técnica/Poder de Polícia Administrativo;

- Projetos e Programas Sociais;

- Legislação Específica, Própria e Pertinente.

As reuniões e a organização do Planejamento Estratégico do CBMSC inicaram com o Coroenl RR Carlos. Mas foram finalizadas pelo Tenente Coronel BM Alexandre da Silva e Tenente Coronel BM Ricardo José Steil. Reuniões foram realizadas com Bombeiros por todo o estado para que esse trabalho fosse desenvolvido com a colaboração de todos e, desse modo, estar adequado à realidade da Corporação e trazer benefícios para os Bombeiros e consequentemente para toda a comunidade.

O Planejamento Estratégico também fez parte do Seminário dos Oficiais, em agosto de 2017.

Créditos: Tenente Douglas Tomás Machado- B5- 7°BBM