PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (375 palavras)

Gaspar realiza treinamento de salvamento em altura

Durante o mês de abril deste ano, foram realizados treinamentos diários na área de salvamento em altura (SAlt) na sede do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no município de Gaspar. O objetivo foi manter o efetivo atualizado e em constante prática das atividades operacionais exercidas pelo CBMSC.

0605 Gaspar

O soldado Igor Scandolara da Silva, lotado na Organização Bombeiro Militar (OBM) de Gaspar, cita que “as atividades foram bem planejadas e executadas, todo o conteúdo do cronograma voltado para o resgate, com muita instrução prática e sempre simulando a realidade. Esses fatores foram de extrema importância para todo o efetivo poder participar dos treinamentos no decorrer do mês, a importância se dá por se tratar de uma ocorrência não rotineira no dia a dia do bombeiro, em que precisamos estar sempre em constante treinamento para não perder a afinidade com a área”.

0605 Gaspar 1

Os treinamentos foram previamente planejados para todas as guarnições de serviço, contando com a participação de bombeiros militares e comunitários, e envolveram desde nós e amarrações, tipos de ancoragem, ascensão, montagem de tirolesa e resgate de vítima seguindo o padrão preconizado pela norma internacional NFPA 1983. Todas as instruções foram realizadas conforme as orientações do manual de SAlt do CBMSC e orientadas por bombeiros militares da OBM de Gaspar que possuem o curso específico de SAlt.

0605 Gaspar 2

As atualizações e treinamentos constantes são essenciais para que os bombeiros possam exercer a profissão com qualidade, visando prestar um serviço de excelência a população. O Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar, 1º tenente Levi Garcia Ribeiro, destaca que para alcançar esse objetivo, é indispensável o preparo da tropa em todas as áreas de competência do CBMSC, motivo pelo qual foi elaborado o plano de instrução diária padronizado para todas as guarnições, sendo levado em conta as necessidades operacionais da região e também as sugestões do efetivo.

0605 Gaspar 5
No final do mês de abril, foi realizado um feedback com as guarnições, a fim de levantar os pontos positivos e a melhorar dos treinamentos, as necessidades de aquisição de equipamentos, bem como sugestões de próximos treinamentos.

 0605 Gaspar 6

Créditos:
Texto: soldado Jacob Vilain Neto
Imagens: Divulgação/CBMSC Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193