Gaspar realizou, entre os dias 06 e 08, um treinamento de combate a incêndio estrutural com bombeiros militares e comunitários do 3° Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), sede em Blumenau.
O evento teve como principal objetivo apresentar ao efetivo uma atualização sobre alguns protocolos e técnicas envolvidas na atividade de combate a incêndio. A instrução também foi aproveitada para relembrar e treinar os procedimentos já estabelecidos na corporação.
Dentre as técnicas apresentadas destacam-se a progressão no interior de espaços confinados, tipos de jato, tipos de ataque, desinfecção de EPI e materiais de combate a incêndio, tipos de acondicionamento e transporte de mangueiras, técnicas de ventilação e técnicas de busca de vítimas. Entre instrutores, auxiliares e alunos, participaram um total de 20 bombeiros, lotados nos quartéis de Gaspar, Brusque, Timbó e Benedito Novo.
O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu no quartel de Gaspar, nos dois primeiros dias, onde foram ministradas aulas teóricas e treinamentos práticos diversos sem uso de fogo real. Já a segunda etapa ocorreu, no terceiro dia, no quartel de Benedito Novo, o qual possui uma estrutura feita com container, que possibilitou a execução de técnicas e simulados com uso de fogo e condições ambientais encontradas em um incêndio real.
A iniciativa faz parte do calendário de treinamentos estabelecidos para o ano de 2022, a serem executados nos Batalhões Bombeiro Militar do CBMSC, a fim de manter a tropa bem preparada para atender de maneira adequada as mais variadas ocorrências.
Créditos:
Texto: soldado Aellyngton Palandrani da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Gaspar
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina