PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (263 palavras)

Gaspar: atividades práticas de salvamento aquático

Durante os dias 09, 12 e 15/12 o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar ministrou palestras e atividades práticas de salvamento aquático para comunidade e também para todo efetivo. Dando continuidade ao processo de capacitação e aperfeiçoamento do efetivo militar, civil, e comunitário da OBM (Organização de Bombeiros Militar). Apesar de não ser uma cidade litorânea, Gaspar possui muitos rios, lagoas e cachoeiras, que durante o verão são bastante frequentados.

 

 

No primeiro encontro, (09/12), os temas abordados foram: introdução ao meio líquido; nado de sobrevivência; meios de fortuna e noções de salvamento aquático. O público alvo foram alunos do Curso Avançado a Emergências (CAAE), que está sendo realizado em Blumenau.

 

 

Durante o segundo encontro, (12/12), foi ministrado um treinamento de salvamento aquático no Rio Itajai Açú para o efetivo militar, civil e comunitário do quartel de Gaspar. Foram abordados temas como, graus de afogamento, procedimentos de primeiros socorros, abordagem da vítima na água, resgate em um, dois ou mais guarda-vidas, entre outros.

 

 

Para finalizar, no dia (15/12), houve um encontro entre o efetivo do quartel e a tripulação do Arcanjo 03, em que foram abordados temas como, utilização da aeronave, quando acionar, técnicas de resgate aquático, além de exposição de materiais médicos.

 

 

 A ação marcou o encerramento das atividades do Plano de Instrução proposto pelo Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar. Este ano foram realizados treinamentos de RCP, Salvamento em Altura, Combate a Incêndio, Regaste Veicular e Salvamento Aquático.

 

 

Créditos: Soldado BM Sergio Henrique da Exaltação Teixeira – Auxiliar B5 4°/1ª/3° BBM

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193