Garuva realiza simulação de acidente veicular

No dia 26 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu um importante simulado de acidente veicular na cidade de Garuva. A ação chama atenção para o movimento maio amarelo. A proposta da ação foi chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é realizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A ocorrência simulada e o cenário escolhido

O simulado aconteceu em frente a Prefeitura Municipal de Garuva, e teve a principal finalidade de demonstrar os danos físicos e materiais que ocorrências desse tipo podem ocasionar.

0806 Garuva

O cenário simulou um acidente envolvendo dois automóveis com vítimas potencialmente instáveis sendo uma presa em ferragens e outra não. Na apresentação foi possível demonstrar toda a rotina de resgate preconizada no protocolo de resposta operacional de resgate veicular no CBMSC, passando pelas seguintes etapas:

• estabelecimento do comando;
  • dimensionamento da cena;
  • gerenciamento dos riscos, estabilização veicular;
  • acesso ao veículo;
  • inspeção interna de segurança;
  • avaliação primária, reunião tripartida;
  • desencarceramento;
  • extração;
  • avaliação secundária; e,
  • transporte e transferência do paciente.

0806 Garuva 1

Desta forma, os bombeiros de Garuva conseguiram permitir a visualização dos cidadãos sobre as técnicas e equipamentos utilizados durante uma ocorrência de acidente de trânsito.
O CBMSC de Garuva agradece a presença da população garuvense que prestigiou o simulado e sente satisfação em realizar um evento que através da demonstração de técnicas de resgate contribui para a conscientização sobre o tema segurança no trânsito.

0806 Garuva 2

Para acessar mais fotos da simulação de acidente veicular clique no link abaixo: https://drive.google.com/drive/folders/184iUlKfQl13PBAZF2LD2hhB6syGs9gGy?usp =sharing

Texto: Soldado Marcus Vinicius Ceschini Santos
Imagens: BC Aline Odete da Silva e BC Morgana Noeli Marconcini