FT-03 REALIZA TREINAMENTO DE BREC

A equipe da Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (FT-03) realizou um treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na quarta-feira, 10. A prática foi ministrada para o aperfeiçoamento do grupo, com o objetivo de reforçar o conhecimento da equipe para responder a todos os tipos de desastres, com autonomia de material e de pessoal.

O exercício contou com a participação de 12 integrantes da FT-03, que tiveram instruções sobre a composição das equipes de resposta, técnicas de busca e localização de vítimas, oficinas teóricas e práticas de manipulação e transporte de vítimas, bem como manuseio de ferramentas, equipamentos e acessórios para acesso e extração de vítimas presas em estruturas colapsadas.

O terreno utilizado foi escolhido pela equipe de instrução por se tratar de uma área com galpões recém derrubados. As sobras de laje, vigas e colunas empilhadas simularam uma ocorrência de desabamento de um prédio e passaram aos bombeiros militares a impressão de que estavam trabalhando em um cenário real. A montagem do cenário foi realizada pela própria equipe de instrução, com auxílio da Frida, mini retroescavadeira do 3º Batalhão, com sede em Blumenau.

As atividades praticadas fazem parte do calendário de treinamentos bimestrais programados para este ano pela Força-Tarefa 03. Os organizadores foram o cabo Leonardo Leiria, de Blumenau, o soldado Lucas Benner da Cunha, de Guabiruba, e o soldado Guilherme Lunardelli, de Brusque.

Para o cabo Leiria, treinamentos regulares são indispensáveis para o grupo. "Para que a equipe sempre possa estar motivada, qualificada e interessada, atividades que abranjam todas as áreas de atuação da FT são fundamentais. No caso do BREC, as técnicas de acesso e extração são muito específicas e requerem grande atenção e conhecimento do resgatista. Seja para atuar no desastre de um grande prédio ou de uma pequena casa familiar, a atenção e a cautela são essenciais para o sucesso da missão", explica.

Texto: estagiária Isabela Gorges
Imagens: Divulgação CBMSC/Blumenau

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.