A equipe da Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (FT-03) realizou um treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na quarta-feira, 10. A prática foi ministrada para o aperfeiçoamento do grupo, com o objetivo de reforçar o conhecimento da equipe para responder a todos os tipos de desastres, com autonomia de material e de pessoal.
O exercício contou com a participação de 12 integrantes da FT-03, que tiveram instruções sobre a composição das equipes de resposta, técnicas de busca e localização de vítimas, oficinas teóricas e práticas de manipulação e transporte de vítimas, bem como manuseio de ferramentas, equipamentos e acessórios para acesso e extração de vítimas presas em estruturas colapsadas.
O terreno utilizado foi escolhido pela equipe de instrução por se tratar de uma área com galpões recém derrubados. As sobras de laje, vigas e colunas empilhadas simularam uma ocorrência de desabamento de um prédio e passaram aos bombeiros militares a impressão de que estavam trabalhando em um cenário real. A montagem do cenário foi realizada pela própria equipe de instrução, com auxílio da Frida, mini retroescavadeira do 3º Batalhão, com sede em Blumenau.
Para o cabo Leiria, treinamentos regulares são indispensáveis para o grupo. "Para que a equipe sempre possa estar motivada, qualificada e interessada, atividades que abranjam todas as áreas de atuação da FT são fundamentais. No caso do BREC, as técnicas de acesso e extração são muito específicas e requerem grande atenção e conhecimento do resgatista. Seja para atuar no desastre de um grande prédio ou de uma pequena casa familiar, a atenção e a cautela são essenciais para o sucesso da missão", explica.