Às 10h de sexta-feira, 27, foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) em Florianópolis.
O CAS é oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com o objetivo de proporcionar atualização, capacitação e aperfeiçoamento do efetivo, sendo a conclusão deste curso um dos pré-requisitos para a promoção à graduação de 1º sargento. Foram 04 meses de aulas, totalizando 312 horas-aula, com a premissa da manutenção da progressão do conhecimento.
O 2º sargento Anselmo dos Santos foi o primeiro colocado no curso, com média final dez. O mesmo foi homenageado durante a formatura ao receber a medalha Sargento Arlindo Miguel da Rocha e distintivo do CAS. Ele recebeu, também, o prêmio APRASC.
Nome da turma
Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos do CBMSC escolhem um nome, que por exemplo ou prática, inspiram formados. Esta turma escolheu homenagear o 3º sargento Thiago Debiasi (in memorian).
O 3º sargento Thiago Debiasi tinha 33 anos, era natural de Palhoça e sempre teve paixão pelo serviço e pela proteção. Filho de Juarez Debiai, soldado PM RR e Lucia Silva Debiasi, nasceu em 1986 e com apenas 23 anos ele ingressou no CBMSC.
Incluído em 04 de agosto de 2008, seu curso de formação de soldado começou em Florianópolis, onde o mesmo se destacou por suas habilidades, sendo um profissional exemplar. Em 2012, seu desejo de retornar a sua cidade natal se concretizou e ele foi transferido para São José. Em 2013 suas habilidades foram direcionadas à formação de bombeiros comunitários, quando então se tornou instrutor.
Em 2014 realizou o Curso de Formação de Cabos e, em 2017 realizou o Curso de Formação de Sargentos através de um concurso interno. Infelizmente, em 2019, quando se dirigia para o Sul do Estado, o sargento Debiasi sofreu um trágico acidente de moto que tirou a sua vida. Essa perda repentina deixou um vazio imensurável na comunidade de bombeiros e em toda sua família.
Sua homenagem fúnebre reuniu diversos bombeiros militares e comunitários, bem como a comunidade local e familiares. No entanto, seu legado permanece intacto e continua a inspirar todos que tiveram a honra de conhecê-lo.
Em reconhecimento a sua trajetória de vida, seu nome foi escolhido para ser o nome da turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2023.
Veja mais fotos aqui.