Força-Tarefa permanece mobilizada em Rio do Sul

Imagem aérea da barragem de Taió - Arcanjo-03

Permanece mobilizada a Força-Tarefa em Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, em razão das cheias do rio Itajaí-Açu. Em operações desde a última quarta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar conta com o efetivo local e reforços provenientes de várias regiões do Estado. São 70 bombeiros, das Forças-Tarefa de Lages, Curitibanos, Tubarão e Balneário Camboriú. As equipes possuem embarcações e viaturas de tração 4x4, equipamentos de segurança e resgate específicos para estas eventos climáticos deste tipo. O Arcanjo-03, com base em Blumenau, também integra a operação. Apoiam as aeronaves da Polícia Civil e Polícia Militar.

Embora a perspectiva seja de melhora na situação, pois o rio começa a baixar e não há previsão de grande volume de chuvas para a região, o comandante local, Capitão BM Davi de Pereira de Souza, esclarece que ainda são atendidas muitas ocorrências. Nas últimas 48 horas foram registrados mais de cem auxílios, a maioria relacionada a remoção de pessoas ilhadas ou entrega de donativos a comunidades e abrigos atingidos.

Em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, são monitorados os dados referentes aos atendimentos prestados na região e as necessidades da população.

A base de operações em Rio do Sul está instalada no Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, de onde todas as guarnições (terrestres, aéreas e aquáticas) recebem as solicitações de atendimento e deslocam-se às localidades.

Acompanhe aqui o nível do Rio Itajaí Açu.

*Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente, comandada pelo Subcomandante-Geral da corporação, na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela