PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (467 palavras)

FORÇA-TAREFA DO 8º BBM REALIZA TREINAMENTO OPERACIONAL

A equipe da Força-Tarefa do 8º BBM (FT-08), com sede em Tubarão, realizou entre os dias 18 e 28 de julho um treinamento operacional. O exercício contou com a participação de 20 integrantes do FT-08, que atuaram nas atividades de intervenção em áreas deslizadas (IAD), busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC), busca e resgate em inundações e enxurradas (BRIE) e técnicas e táticas para corte de árvores (TTCA) . 

As instruções de BREC foram realizadas no quartel de Tijucas (13º BBM), com instruções sobre a composição das equipes de respostas, técnicas de busca e localização de vítimas, oficinas práticas de manipulação e transporte de vítimas, bem como manuseio de ferramentas, equipamentos e acessórios.



No município de Santo Amaro da Imperatriz, os integrantes da FT-08 realizaram o treinamento de BRIE. Foram aplicadas instruções sobre técnicas de remada, virada de embarcação, lançamento de cabos, resgate tipo isca viva, descida em corredeira e técnicas de resgate com embarcação.



O treinamento de IAD ocorreu no município de Pescaria Brava. Dentre as instruções realizadas podemos destacar a de busca e localização de vítimas com o emprego de cães, ministradas pelo sargento Jacques Douglas Romão (3ºBBM) e pelo cabo Matheus Premoli de Souza (4ºBBM) com seus respectivos cães Bravo e Bono, oficinas de técnicas de escoramento e por fim o uso do desmanche hidráulico.  



Ainda em Pescaria Brava, ocorreram também as instruções TTCA. Na ocasião foram realizadas instruções sobre nós e amarras, que facilitam o corte e o manuseio das peças podadas, manuseio de motosserras, técnicas de corte e ascensão em árvores de forma segura.



De acordo com o tenente Greison Rocha Bittencourt, subcomandante da FT-08 e organizador do exercício: "O treinamento serviu para atualizar os conhecimentos e nivelar os integrantes da FT-08, além de mantê-los preparados para futuros acionamentos".


Créditos:
Texto: sargento Rafael Medeiros Martins
Imagens: sargento Rafael Medeiros Martins
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193