A cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, foi devastada por conta de um deslizamento de terra, consequência da chuva que atingiu a região no último dia 17. A equipe da Força-Tarefa (FT) 03, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, foi acionada ainda na madrugada do dia 18 e desde então segue atuando na região.
Oito bombeiros militares da FT, além de dois binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) e integrantes dos bombeiros voluntários de Ascurra, Pomerode e Jaraguá do Sul buscam por dois desaparecidos. A concentração dos esforços do CBMSC é para encontrar uma criança de 1 ano que está desaparecida.
Na primeira ação da FT 03, ainda no dia 18, a equipe encontrou duas vítimas, em óbito, um homem e uma criança, que foram soterrados devido ao deslizamento de terra.
Técnica do desmanche hidráulico
Uma das técnicas utilizadas hoje é a do desmanche hidráulico, derivada da mineração, adaptada pioneiramente pelo CBMSC para as operações de deslizamentos, em 2008, no desastre do Morro do Baú.
A partir do momento que a corporação passou a ter cursos de Intervenção em Áreas Deslizadas a técnica foi incorporada na doutrina da corporação e hoje é utilizada em diversas partes do país por corporações de bombeiros.
A técnica consiste na utilização da força da água pressurizada para remoção da lama e hoje está sendo utilizada na cidade de Rodeio.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: CBMSC, Eduardo Valente e João Soares/SECOM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina