PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (829 palavras)

FORÇA E DETERMINAÇÃO: NESTE DIA DA MULHER CONHEÇA A SOLDADO MARIA JULIA, UMA DAS MILITARES QUE ATUA EM UMA EQUIPE DE FORÇA-TAREFA DO CBMSC

Maria Júlia Reinert, de 29 anos, entrou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no ano de 2018, realizando o Curso de Formação de Soldados (CFSd) na cidade de Curitibanos. De lá pra cá muitas mudanças aconteceram, hoje ela atua no quartel de Timbó, muitas ocorrências já foram atendidas, cursos e treinamentos realizados, até que em 2021 ela passou a ser integrante da Equipe de Força-Tarefa (FT) 03, do Batalhão de Blumenau.



As FTs são consideradas equipes de alto desempenho dentro da corporação, uma vez que são acionadas para atendimento em eventos extremos e situações que ultrapassam a capacidade local. São 15 equipes no estado e para ser integrante é necessário passar por cursos e treinamentos específicos.



A soldado Maria Júlia realizou o curso de Mergulho Autônomo, em 2019; Instrutor de Guarda-Vidas Militar em 2020; Curso de Salvamento em Altura, em 2021; Curso de Técnicas e Táticas de Corte de Árvores em 2022. Além disso, ela também tem carteira de habilitação categoria D, permitindo que ela conduza caminhões de combate a incêndio, ambulâncias e ainda possui habilitação para condução de embarcações e moto aquáticas.



Foi essa capacidade técnica, determinação, coragem, talento e a busca por conhecimento, somados com resiliência, persistência, empatia com as vítimas e bom relacionamento com os demais militares o segredo para que a Maria Júlia garantisse a vaga na equipe de Força-Tarefa 03.


"Pra mim é um orgulho fazer parte da FT 03. Me sinto muito feliz e realizada em poder fazer parte de uma das equipes mais especializadas da corporação e poder ajudar mais pessoas. Depois de sair do CFSd tive isso como um objetivo na minha carreira, e após dois anos de formada consegui. Me sinto muito realizada profissionalmente. É uma conquista para mim poder fazer parte desse grupo e poder representar as mulheres, mostrar que somos capazes", enfatiza.


Destaque para o mergulho

Dentre as áreas de atuação, o mergulho é uma das preferidas da soldado Maria Júlia. Inclusive, uma das ocorrências que marcou a carreira de mais de cinco anos na corporação, está um acidente em 2020, com a queda de um veículo em uma barragem na cidade de Rio dos Cedros, em que a bombeira estava de serviço. O carro com quatro ocupantes caiu na água, com cerca de 4 metros de profundidade e, em apneia, ela retirou as duas vítimas que estavam dentro do veículo, que eram uma criança e uma adolescente. Infelizmente as vítimas não resistiram, mas a militar fez o possível para esse resgate, mesmo com o fardamento operacional e não roupas específicas para mergulho.



"Chegando ao local o pai das crianças estava com alguns cortes no corpo, pois já havia tentado tirar as crianças do carro, mas não teve êxito. A emoção foi grande naquele momento. Me joguei no lago e primeiramente comecei a procurar o carro e entender a posição dele submersa. Em seguida consegui mergulhar em apneia e realizar a retirada do menino de 04 anos. O pai veio até mim na água e a gente abraçou a criança. Foi uma cena muito forte. Logo a equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) e do SAMU retiram a criança dos nossos braços e fizeram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar. Eu retornei ao lago e realizei a busca e a retirada da menina de 14 anos. E novamente uma cena de muita tristeza ao ver o pai novamente se jogar na água e abraçar a filha que estava comigo. Essa ocorrência certamente vai ficar guardada pra sempre em mim", relata.


Corrida do fogo

Outra forma de superação da Maria Júlia foi em 2019, quando participou da Corrida do Fogo, na cidade de Tubarão, em que correu a distância de 5 quilômetros, trajando o equipamento de proteção individual e o equipamento de proteção respiratória, utilizados nas ocorrências de combate a incêndio, que juntos somam aproximadamente 20 quilos.



Dia internacional da mulher

O intuito do CBMSC em contar a história da Maria Júlia, nesta data simbólica é homenagear todas as bravas mulheres da corporação neste dia 08 de março, inspirando e motivando a todas, para que sigam em busca de seus objetivos.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: fotos de arquivo pessoal
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193