PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (533 palavras)

FLORIANÓPOLIS É SEDE DE CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE CÃES DO CBMSC

Entre os dias 08 e 11 de abril, Florianópolis será palco da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). 

As provas, que serão de busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, estão previstas para iniciar às 16h de segunda-feira, 08. Pela manhã e começo da tarde, neste mesmo dia, haverá a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem.

Participam do evento somente binômios - dupla entre bombeiro militar e cão de busca- de Santa Catarina. Essa certificação tem o objetivo de nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos para que estes estejam aptos a intervir em um cenário de ocorrência real.

Além das provas, haverá a formação de árbitros com o objetivo de ampliar a realização de provas nacionais. Participam dessa formação, que faz parte de um projeto nacional da LIGABOM, militares do Mato Grosso do Sul (MS), Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR).



O CBMSC é destaque na busca e resgate utilizando cães, com certificação e reconhecimento internacional. Os cães já foram empregados em ocorrências como a da Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, Petrópolis no Rio de Janeiro e mais recentemente no Rio Grande do Sul por conta das enchentes que atingiram o estado em setembro de 2023.

A saúde dos animais é controlada por uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães e os veterinários mantêm uma rotina de acompanhamento. Exames de check up, são realizados anualmente nas universidades parceiras, que possuem o curso de Medicina Veterinária. Durante estes momentos os cães são acompanhados pelos seus condutores, além de 2 veterinários Cinotécnicos do CBMSC.


Conheça os binômios catarinenses que participaram dessa Certificação

• 3º sargento Willian Valdeley Marques – cão MARLEY - 10º BBM

• soldado Amauri Felipe de Vargas – cadela MAGGI - 14ºBBM

• cabo Jean Renato Vieira – cadela ILHA - 1ºBBM

• cabo Matheus Premoli de Souza – cão BONO - 4ºBBM

• cabo Guilherme Pereira Galli – cão SASUKE - 5ºBBM

• 3º sargento Marcos Vieira – cadela LUNA - 15ºBBM

• cabo Thiago Evandro Amorim – cadela MOANA - 7ºBBM

• cabo David Cesar Canever – cadela LÉIA - 9ºBBM



Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193