PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (308 palavras)

Firecast é apresentado em Congresso de Segurança Pública

 

 

Nesta sexta-feira 29/06, no último dia das apresentações de trabalhos e painéis durante o Seminário de Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, que começou nesta quarta-feira (27/06) no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, a Capitão BM Kretzer apresentou as funcionalidades e a evolução dos aplicativos do Corpo de Bombeiros Militar, Firecast Comunidade e Firecast Operacional.

 


 

Durante o painel, a Capitão explicou as diferenças entre os dois aplicativos. Enquanto o Firecast operacional é de uso interno da corporação Bombeiro Militar, para integrar e promover a comunicação entre a Central de Operações de Emergências, onde chegam as chamadas via telefone 193, e os quarteis, de onde partem as guarnições e viaturas para o atendimento da ocorrência, o Firecast Comunidade é aberto a qualquer cidadão, por meio da plataforma Android, via aplicativo Google Store.

 

 

Atualmente, a Divisão de Tecnologia da Informação, subordinada à Diretoria de Logísticas e Finanças do Corpo de Bombeiros Miliar, é o setor responsável pelo desenvolvimento das tecnologias operacionais disponibilizadas à instituição. Todos os aplicativos desenvolvidos trabalham com os softwares abertos, com possibilidade de compartilhamento de códigos fontes para outras instituições que também podem agregar novas funcionalidades aos sistemas. É o que vem acontecendo com estados como o Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe, que usam o mesmo aplicativo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros MIlitar catarinense. A Capitão também apontou a importância dos aplicativos terem como base o conceito de comunidades colaborativas, empregado especialmente no aplicativo Firecast Comunidade. “Com este aplicativo, qualquer pessoa da comunidade, pode tomar conhecimento do tipo da ocorrência gerada e do local da cena de emergência e pode, inclusive, promover um primeiro atendimento, em caso de necessidade e preparo técnico para isso, ” explicou.

 

 

 

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista

Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193