Exercício Simulado de Mobilização e Emprego de uma Equipe de Ajuda Humanitária de Porto União

Foi realizado entre os dias 8 e 9 de julho, no município de Porto União, um Exercício Simulado de Mobilização e Emprego de uma Equipe Comunitária de Bombeiros do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), que fica localizado no Planalto Norte Catarinense, e que contou com a participação de 32 bombeiros das cidades de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, Porto União, Matos Costa, Mafra, Papanduva, Monte Castelo, além do efetivo envolvido na coordenação e instrução.

1507 Porto União

Para atuar em operações de "Ajuda Humanitária" os bombeiros militares (BMs), bombeiros comunitários (BCs), bombeiros civis profissionais (BCPs) e guarda-vidas civis (GVCs), se colocam à disposição do Comandante da Organização de Bombeiro Militar (OBM) ao qual pertencem e quando aceitos passam a compor uma equipe humanitária do BBM, a qual pertencem, e passam a receber treinamentos para atuar no atendimento à população afetada pelo desastre e/ou de emergência, até que se restabeleça novamente a situação de normalidade.

1507 Porto União 1

Para que as mobilizações sejam rápidas e se tenha mais precisão e rapidez no atendimento das ocorrências, o CBMSC mantêm uma rotina de treinamentos, simulando situações reais, com isso, além de garantir o ritmo das equipes, traz a possibilidade de avaliação dos recursos empregados, verificando os pontos que podem ser aprimorados. Assim, os Comandantes das unidades têm o real controle das equipes que podem ser empregadas em cada situação.

1507 Porto União 2

A realização do exercício possibilitou o treinamento de mobilização e emprego de um contingente comunitário, o trabalho em equipe, a logística, o sistema de comando das operações, possibilitando que o efetivo a ser empregado esteja sempre pronto e apto a atuar em operações dessa natureza, nos locais afetados pelos desastres e/ou de emergência onde o CBMSC, possa ser empregado.

1507 Porto União 3

A participação no exercício foi voluntária, sendo empregadas as viaturas necessárias para deslocamento do efetivo, sendo utilizadas viaturas de Auto Resgate (AR) para transporte de equipamentos e materiais, priorizando como sempre o transporte solidário.

1507 Porto União 4

O acionamento e mobilização das equipes foi realizado na quarta-feira, 7, sendo que as equipes foram mobilizadas na quinta-feira, 8, tendo que se apresentar no quartel da 3ª/9ºBBM - Avenida João Pessoa, 1270, Centro de Porto União até as 09h00min da manhã onde foram apresentadas ao Comandante-Geral, dando início as atividades programadas:

1 - Chegada das equipes (08h00min às 09h00).
2 - Apresentação da EH-09 ao Comandante-Geral (09h00).
2 - Participação da EH-09 na Solenidade de Formatura (09h30 às 11h00).
3 - Divisão e distribuição das equipes das (11h00 às 11h15).
4 - Instrução sobre sistema de comando em operações (SCO) (11h15min às 12h00).
5 - Início das atividades programadas (13h30min).
- instalação e auxílio no Posto de Comando;
- distribuição de roupas e/ou alimentos;
- lavação de pista e/ou edificações públicas;
- corte de árvores e desobstrução de vias públicas;
- travessia de pessoas ilhadas com embarcações;
- abastecimento de água em locais públicos;
- distribuição de Lonas;
- distribuição de lenhas para assistência social;
- progressão noturna na mata; e,
- montagem do Acantonamento.
6 - Encerramento das Atividades programadas e término do exercício (08h00)

Texto: Capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC/Porto União