PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (389 palavras)

Estandarte histórico ganha destaque no Comando-Geral do CBMSC

 

O primeiro estandarte do Corpo de Bombeiros Militar, costurado e bordado por uma artesã do antigo bairro Vila na Capital, (localidade em frente à penitenciária), em 1981, nesta segunda-feira (30/04), ganhou um lugar de destaque na sede do Comando-Geral da corporação. O Coronel Milton Antonio Lazzaris, último Comandante do Corpo de Bombeiros (CCB), que promoveu a transição da emancipação da PMSC, entregou o estandarte histórico posicionado em uma moldura, ao atual Comandante-Geral, Coronel BM João Valério Borges, para ser preservado e ganhar lugar de destaque junto ao Comando-Geral do CBMSC.

 

 

 

 

O estandarte da corporação foi feito em setembro de 1981, por uma artesã da Capital, a pedido do ex-Comandante do CCB, o então Tenente Coronel Venicio, para que pudesse ser o símbolo da  tropa do Corpo de Bombeiros Militar e, ser entregue durante a formatura de comemoração dos 55 anos do CBM em 26 de setembro daquele ano. O Coronel Alexandre Corrêa Dutra, filho do Coronel RR Venício, participou da entrega do estandarte ao Comandante-Geral. Ele conta que lembra do pai mencionar que o estandarte na cor vermelha, usado para diferenciar a instituição que até então era administrativamente subordinada à Polícia, causou estranhamento em alguns coronéis da época. “Hoje, tanto o estandarte como as cores vermelha em contraste com o azul, já são incorporadas pela instituição,” disse.

 

 

 

 Historicamente, nos anos medievais, os cavaleiros representavam seus grupos e familiares pelos estandartes que levavam nas pontas das lanças. A tradição passou a ser incorporada no meio militar como forma de representar as ideologias e os objetivos da instituição a seus seguidores. Nos desfiles militares e cívicos o estandarte do Corpo de Bombeiros Militar é a identidade da corporação, representa sua tropa e os objetivos da instituição. “O retorno do estandarte histórico, o primeiro estandarte da corporação, à sede do Corpo de Bombeiros Militar é motivo de orgulho para a instituição”, disse o coronel Borges. “Como Bombeiro da Reserva e ex-Comandante-Geral da instituição que tanto admiro, me senti comprometido em trazer à caserna o símbolo máximo da nossa instituição”, disse o coronel Milton Lazaris.

 

A moldura que contém o estandarte original do CBMSC será afixada na sala do Comandante-Geral, onde permanecerá como símbolo da história e da tradição Bombeiro Militar.

 

 

 

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

CCS-CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193