É comum falarmos sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em crianças, especialmente na fase de amamentação. Mas essa situação é comum também em adultos, já que consiste no bloqueio causado por aspiração de algo, geralmente alimentos ou bebidas na laringe ou traqueia.
Geralmente a desobstrução em adultos é feita em duas pessoas, em que uma consegue auxiliar na expulsão do agente causador do fechamento.
Me engasguei, estou sozinho e agora?
O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), traz dicas para que a população saiba o que fazer nestes casos.
Primeiro de tudo: mantenha a calma. Ao entrar em desespero a falta de ar pode ser agravada, portanto tente manter a tranquilidade para que a poder se salvar.
Se o ar estiver entrando, ou seja, for uma obstrução parcial, force uma tosse. Esse movimento de tossir fará com que o alimento se movimente e venha a ser expelido.
Já nos casos de obstrução total, em que mesmo tossindo não há a desobstrução , se aproxime de uma cadeira fazendo um movimento contra a cadeira, para frente, forçando a área entre o umbigo e o processo xifóide, ou seja, a região em que há a união das costelas. O objetivo é criar uma pressão intra-abdominal maior do que a pressão atmosférica fazendo com que o alimento seja expelido.
Veja o movimento correto no vídeo abaixo.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Manuela Silva - assessoria de imprensa do 4º BBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.