PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (333 palavras)

ESTÁ SOZINHO E SE ENGASGOU? VEJA AS DICAS DO CBMSC PARA SE SALVAR

É comum falarmos sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em crianças, especialmente na fase de amamentação. Mas essa situação é comum também em adultos, já que consiste no bloqueio causado por aspiração de algo, geralmente alimentos ou bebidas na laringe ou traqueia.

Geralmente a desobstrução em adultos é feita em duas pessoas, em que uma consegue auxiliar na expulsão do agente causador do fechamento.


Me engasguei, estou sozinho e agora?

O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), traz dicas para que a população saiba o que fazer nestes casos.

Primeiro de tudo: mantenha a calma. Ao entrar em desespero a falta de ar pode ser agravada, portanto tente manter a tranquilidade para que a poder se salvar.

Se o ar estiver entrando, ou seja, for uma obstrução parcial, force uma tosse. Esse movimento de tossir fará com que o alimento se movimente e venha a ser expelido.

Já nos casos de obstrução total, em que mesmo tossindo não há a desobstrução , se aproxime de uma cadeira fazendo um movimento contra a cadeira, para frente, forçando a área entre o umbigo e o processo xifóide, ou seja, a região em que há a união das costelas. O objetivo é criar uma pressão intra-abdominal maior do que a pressão atmosférica fazendo com que o alimento seja expelido.

Veja o movimento correto no vídeo abaixo.



Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Manuela Silva - assessoria de imprensa do 4º BBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193