Com a chegada do verão, as crianças estão ansiosas para aproveitar as férias em praias, piscinas e cachoeiras. No entanto, essa diversão também traz riscos que podem ser evitados com educação e conscientização. Pensando nisso, o Programa Golfinho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi criado para ensinar crianças sobre segurança e prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.
O Programa tem como objetivo primordial informar os pequenos sobre como evitar acidentes, em especial afogamentos, acionar corretamente os serviços de emergência e disseminar essas informações valiosas para familiares e amigos. A prevenção é a chave para garantir que momentos de lazer não se transformem em tragédias.
Em São José, as aulas do Programa Golfinho tiveram início no dia 23 de setembro no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, sendo atendidas em seguida as escolas EEF Califórnia, CEI José Nitro, CEM Governador Vilson Kleinubing e CEM Antônio Francisco Machado. Até o momento foram atendidas 20 turmas, totalizando 489 crianças, todas do 4ºano. Ainda está no calendário atender mais 18 turmas em 6 escolas de São José até o dia 7 de novembro.
Vale ressaltar que todas as turmas atendidas são de escolas da rede municipal de ensino de São José, dada a parceria existente entre o 10º Batalhão de Bombeiros Militar e a Secretaria Municipal de Ensino.
"É essencial que continuemos esse trabalho de conscientização, especialmente em períodos de alta frequência em ambientes aquáticos. As crianças são o futuro, e prepará-las com conhecimento pode salvar vidas", afirma o capitão do CBMSC, Marcus Imbrosio.
Programa Golfinho
Criado em 1998, o Programa é gratuito para crianças de 7 a 11 anos de idade e tem duração total de 10h. Ele acontece durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, geralmente entre dezembro e março.
Cada golfinho recebe um certificado de formação ao final. Procure um posto de guarda-vidas ou um quartel na sua cidade e saiba a programação do programa.