ESCOLA DE GOVERNO DO CBMSC RECEBE SUA MELHOR NOTA EM AVALIAÇÃO DE RECREDENCIAMENTO

Nos dias 27 e 28 de abril, ocorreu a avaliação de recredenciamento da Escola de Governo (EGov) pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC). Participaram desta avaliação o Diretor Interino de Instrução e Ensino, tenente-coronel Willyan Fazzioni, o Coordenador Executivo da Escola de Governo, coronel RR Alexandre da Silva, o secretário da Coordenação Executiva, subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva, o ex-secretário, subtenente RR Alexandre Sampaio, o Comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, o professor Marcus Tomasi e o professor Sérgio Murilo Schutz.

A EGov do CBMSC recebeu o Credenciamento do CEE em 2014, através da Resolução Nº 237/2014/CEE/SC e em 2017 recebeu o recredenciamento.

O objetivo da visita foi apresentar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2023-2028, abordando as políticas organizacionais e pedagógicas exigidas para o desempenho das atividades dos cursos de pós-graduação lato sensu e programas de educação continuada.

Atualmente a EGov oferece ao bombeiro militar e instituições congêneres, dois cursos de pós-graduação lato sensu: Gestão de Riscos e Eventos Críticos e Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão - Perícia, ambos os cursos possuem carga horária total de 360 h/a e são ofertados na modalidade presencial.

A EGov, como integrante da estrutura organizacional da Diretoria de Instrução e Ensino (DIE) do CBMSC, atua em articulação com esta diretoria para o desenvolvimento de suas atividades didático- pedagógicas. Conforme definido pela Portaria nº 515/CBMSC de 05/10/2021, a EGOV dispõe de autonomia, por meio da DIE, para planejar e administrar o ensino, a pesquisa e a extensão, cumprindo e respeitando os limites estabelecidos pelo CEE/SC e Ministério da Educação (MEC), e documentação básica das Instruções Gerais para o ensino e pesquisa do CBMSC.

Sua autonomia pedagógica abrange o desenho e organização curricular, relacionadas ao ensino, bem como a elaboração e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional, projetos pedagógicos de curso e atendimento pedagógico aos docentes e discentes das pós-graduações já aprovadas junto ao CEE/SC e cursos futuros que serão apresentados.

A Escola de Governo é parte integrante da DIE através do Centro Escola de Governo, conforme Portaria nº 515/CBMSC/2021 e funciona no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Rua Lauro Linhares, 1213, Trindade, Florianópolis, compartilhando os espaços, a fim de racionalizar os recursos de infraestrutura física, equipamentos, materiais e equipe técnica.

Os Avaliadores, após analisar o Planejamento Estratégico do CBMSC 2018-2030; a Instrução Geral nº 40-01/2014; o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2023-2028; os Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs dos cursos: Especialização Lato Sensu e do Relatório de Avaliação in loco de Recredenciamento da escola de governo de 2017, além da visita às instalações do CEBM, concederam o Conceito 4,02, de 5 possíveis.

O Conceito anterior era de 3,25 e agora 4,02, de 5 pontos possíveis, o que demonstrou uma grande evolução da EGov do CBMSC, atingindo a mais alta pontuação desde sua criação.

Texto: capitão Diego Medeiros Franz e subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva
Imagens: subtenente RR Rudimar José Rodrigues da Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.